albuquerque: revista de história


Imagem para capa da revista

Notícias

 

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - 2017

 

Albuquerque: Revista de História do Campus de Aquidauana da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, faz CHAMADA para seus números 17 e 18, referentes ao ano de 2017, com os seguintes temas:

 

Número 17

HISTÓRIA, DEMOCRACIA E DIFERENÇAS:  OS DIREITOS HUMANOS NA CONTEMPORANEIDADE

Organizadores: Prof. Drº Aguinaldo Rodrigues Gomes (UFMT) e

Prof. Dr. Murilo Sebe Bon Meihy (UFRJ)

Prazo para envio de artigos: 30/04/2017

 

A contemporaneidade é marcada pela divergência de visões políticas, religiosas, étnicas, classistas, sexuais e de gênero que por vezes levam à intolerância, à manifestações extremistas e à violação dos direitos fundamentais de vários grupos sociais no Brasil e no Mundo. Portanto a proposta desse dossiê é estimular a reflexão crítica a respeito das temáticas da política, diferença e direitos humanos no mundo atual, bem como questionar quais seriam os direitos e liberdades fundamentais capazes de construir um acordo mínimo acerca dos princípios éticos que devem reger a vida dos cidadãos contemporâneos. Assim serão aceitos trabalhos que apresentem discussões teóricas e/ou resultados de pesquisas sobre a temática proposta.

 

Número 18

HISTÓRIA INDÍGENA: CAMPO INTERDISCIPLINAR RENOVADO

Organizadoras: Prof.ª Drª Iara Quelho de Castro (CPAQ/ UFMS), Prof.ª Drª Vera Lúcia Ferreira Vargas (CPAQ/UFMS (Orgs.) e Prof.ª Drª Noêmia dos Santos Pereira Moura

Prazo para envio de artigos: 10/09/2017

 

A história indígena nas duas últimas décadas passou por significativas mudanças. A aproximação entre a História e a Antropologia tem permitido um diálogo mais amplo sobre essa questão, devido aos interesses, dos antropólogos pelos processos de mudanças ocorridos entre os povos indígenas e, dos historiadores pelos universos simbólicos indígenas. Essa nova realidade, consequentemente, tem produzido uma nova história indígena, nos termos definidos por John Manuel Monteiro, permitindo compreender e, por isso mesmo, apontar as ações dos índios como sujeitos de sua história, ao longo do processo de contato com o outro, indicando a mudança do foco de análise do colonizador para os índios. Nesse sentido, se propôs a organização desta revista em torno das novas abordagens sobre a história dos povos indígenas – cada vez mais presentes na história nacional e inseridos na sociedade envolvente, na medida em que se preparam para os embates com estado e com diversos setores da sociedade que defendem interessem divergentes. Dessa forma, propõe-se uma reflexão sobre as novas produções realizadas em um campo interdisciplinar sobre os povos indígenas. Nessa direção fica aberto o convite aos pesquisadores da temática indígena.

 
Publicado: 2017-01-12 Mais...
 
Outras notícias...

v. 8, n. 16 (2016): Dossiê História & Linguagens


Capa da revista
arte de Miguel Rodrigues de Sousa Netto, a partir de obra da série Muro, de Banksy.


ISSN: 1983-9472