A serviço da Coroa: Política e administração do vice-rei D. Vasco Mascarenhas na América Portuguesa (1663-1667).

  • Michelle Samuel Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

O presente artigo visa analisar a administração do vice-rei D. Vasco Mascarenhas, 1º conde de Óbidos, que governou o Estado do Brasil entre 1663 a 1667. A análise pautará especificamente nas capitanias do Rio de Janeiro e de Pernambuco no período posterior à Restauração Bragantina. Pretende-se compreender suas práticas governativas e sua relação política com os governadores dessas capitanias em um momento de ascensão e consolidação da dinastia Bragantina. A atuação do vice-rei D. Vasco Mascarenhas foi fundamental no sentido de aprofundar o controle do governo-geral, que se afrouxara no decurso da guerra holandesa. Os capitães-mores que administravam as capitanias menores passaram a ser diretamente sujeitos ao governo-geral na Bahia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michelle Samuel Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Mestra em História Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

Referências Documentais

Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: Ordens, regimentos, provisões, alvarás, e correspondência dos governadores gerais: Conde de Castelo Melhor, Conde de Athouguia, Francisco Barreto, Alexandre de Souza Freire, Conde de Óbidos (1650-1668). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C, 1928. v. 5.

Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: Correspondência do Vice-rei Conde de Óbidos, e correspondência dos governadores gerais: Alexandre de Souza Freire, Afonso Furtado de Castro do Rio de Mendonça, António de Sousa Menezes (1663-1685). Rio de Janeiro: Augusto Porto & C, 1928. v. 7.

Documentos Históricos da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro: Cartas Régias (1651-1667). Rio de Janeiro: Baptista de Souza, 1944. v. 66.

Bibliografia

CAMPO BELO, Henrique. Governadores - gerais e vice - reis do Brasil. Divisão de Biblioteca e Publicações. Agência Geral das Colónias. Lisboa. 1935.

COSENTINO, Francisco Carlos. Governo-Geral no Estado do Brasil: governação, jurisdição e conflitos (Séculos XVI-XVII). In: FRAGOSO, João; GOUVÊA, Maria de Fátima. (Orgs.). Na trama das redes: política e negócios no Império português, séculos XVI-XVIII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

CUNHA, Mafalda Soares. Governo e Governantes do Império português no Atlântico (Século XVII). In: BICALHO, Maria Fernanda & FERLINI, Vera Lúcia Amaral (Orgs.). Modos de Governar: Ideias e Práticas Políticas no Império português (Séculos XVI-XIX). São Paulo: Alameda, 2005.

FALCON, Francisco. História e Poder. In: (Orgs.) CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo. Domínios da História: ensaio de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

FIGUEIREDO, Luciano Raposo Almeida. “O Império em apuros-notas para o estudo das alterações ultramarinas e das práticas políticas no Império colonial português, séculos XVII e XVIII”. In: FURTADO, Júnia Ferreira. (Orgs.). Diálogos oceânicos – Minas Gerais e as novas abordagens para uma história do Império Ultramarino Português. Belo Horizonte: UFMG, 2001,

HESPANHA, António Manuel. A constituição do Império português. Revisão de alguns enviesamentos correntes. In FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima. O Antigo Regime nos trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (SÉCULOS XVI-XVII). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

MELLO, Evaldo Cabral de. A fronda dos mazombos: nobres contra mascates, Pernambuco, 1666-1715. São Paulo, Editora 34. 2003.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. Raízes da Formação Administrativa do Brasil. T. II. Rio de Janeiro: IHGB; Brasília: Cons. Federal de Cultura, 1972.

MONTEIRO, Nuno Gonçalo. Trajetórias sociais e governo das conquistas: Notas preliminares sobre os vice-reis e governadores-gerais do Brasil e da Índia nos séculos XVII e XVIII. In: (Orgs.) FRAGOSO, João; BICALHO, Maria Fernanda; GOUVÊA, Maria de Fátima Gouvêa. O Antigo Regime nos Trópicos: A Dinâmica imperial portuguesa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

REMÓND, René. Por que a História Política? Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol.7.

______________. Por uma história política. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ/Ed. FGV, 1996.

ROSANVALLON, Pierre. Por uma História conceitual do político. Tradução de Paulo Martinez. Universidade de São Paulo. Núcleo de São Paulo

SALGADO, Graça (Coord.). Fiscais e meirinhos: A administração no Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.

VIANNA JÚNIOR, Wilmar da Silva. Modos de Governar, Modos de Governo: O Governo-Geral do Estado do Brasil entre a conservação da conquista e a manutenção do negócio (1642-1682), 2011. 251 f. Tese (Doutorado em História) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ZUQUETE, Afonso Eduardo Martins. Nobreza de Portugal e do Brasil. Lisboa, Editorial Enciclopédia Ltda., 1989, Vol.3

Publicado
2017-11-04
Como Citar
SILVA, M. S. A serviço da Coroa: Política e administração do vice-rei D. Vasco Mascarenhas na América Portuguesa (1663-1667). albuquerque: revista de história, v. 9, n. 17, 4 nov. 2017.