A VISÃO OTIMISTA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O presente resumo expandido intitulado “A visão otimista do uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização”, tem como objetivo identificar como ocorre o uso das tecnologias em sala de aula, partindo da visão otimista na qual é possível acreditar no poder transformador do uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), por meio de experiências já realizadas e satisfatórias utilizando as tecnologias, realizado com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental que estão no processo de alfabetização. A metodologia deste é constituída de caráter bibliográfico, baseado no artigo “Como as tecnologias contribuem para o processo de Alfabetização” da autora Dédora Garofalo publicado na revista Nova Escola (2017).
Referências
GAROFALO, Débora. Como as tecnologias contribuem para o processo de alfabetização. Revista Nova Escola. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/4854/blog-tecnologia-como-as-tecnologias-contribuem-para-o-processo-de-alfabetizacao, acesso em 11 de agosto de 2017 as 21h31min.
LEMOS, Silvana. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Boletim Técnico do Senac, v. 35, n. 3, p. 38-47, 2009.
PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza. Disponível em:< http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf, 2013. Acesso em: 11 de agosto de 2017 as 21h49min.
POZZO, Juan Ignácio; ALDAMA, Carlos. A mudança nas formas de ensinar e aprender na era digital. Revista Pátio. N 19 dez de 2013. Disponível em:< https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/9903/a-mudanca-nas-formas-de-ensinar-e-aprender-na-era-digital.aspx acesso em: 11 de agosto de 2017 as 21h43min.