A VISÃO OTIMISTA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  • Juliana Venturine Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Michely Tadeu Arias Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação, Alfabetização, Tecnologia

Resumo

O presente resumo expandido intitulado “A visão otimista do uso das tecnologias da informação e da comunicação no processo de alfabetização”, tem como objetivo identificar como ocorre o uso das tecnologias em sala de aula, partindo da visão otimista na qual é possível acreditar no poder transformador do uso das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), por meio de experiências já realizadas e satisfatórias utilizando as tecnologias, realizado com alunos dos primeiros anos do ensino fundamental que estão no processo de alfabetização. A metodologia deste é constituída de caráter bibliográfico, baseado no artigo “Como as tecnologias contribuem para o processo de Alfabetização” da autora Dédora Garofalo publicado na revista Nova Escola (2017).

Biografia do Autor

Juliana Venturine, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Educação
Michely Tadeu Arias, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Educação

Referências

GAROFALO, Débora. Como as tecnologias contribuem para o processo de alfabetização. Revista Nova Escola. Disponível em:< https://novaescola.org.br/conteudo/4854/blog-tecnologia-como-as-tecnologias-contribuem-para-o-processo-de-alfabetizacao, acesso em 11 de agosto de 2017 as 21h31min.

LEMOS, Silvana. Nativos digitais x aprendizagens: um desafio para a escola. Boletim Técnico do Senac, v. 35, n. 3, p. 38-47, 2009.

PRENSKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. 2001. Tradução de Roberta de Moraes Jesus de Souza. Disponível em:< http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf, 2013. Acesso em: 11 de agosto de 2017 as 21h49min.

POZZO, Juan Ignácio; ALDAMA, Carlos. A mudança nas formas de ensinar e aprender na era digital. Revista Pátio. N 19 dez de 2013. Disponível em:< https://loja.grupoa.com.br/revista-patio/artigo/9903/a-mudanca-nas-formas-de-ensinar-e-aprender-na-era-digital.aspx acesso em: 11 de agosto de 2017 as 21h43min.

Publicado
2017-11-20
Como Citar
VENTURINE, J.; ARIAS, M. T. A VISÃO OTIMISTA DO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 1, n. 1, 20 nov. 2017.