COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL POR MEIO DA IDENTIDADE VISUAL: o processo de proposição de mudança da logomarca para uma pequena empresa do ramo de papelaria

  • Wledenir Calgaro Faculdade Guairaçá
  • Joiceli dos Santos Fabrício Faculdade Guairaçá Universidade Positivo
  • Jaiane Aparecida Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Rosely Scheffer Centro Universitário Integrado Universidade Positivo
Palavras-chave: Identidade visual, Comunicação empresarial, Logotipo, Marca.

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi acompanhar o processo de proposição de mudança da identidade visual para a Ideal Papelaria, uma pequena empresa do ramo de papelaria. Para isso, o referencial teórico discutiu questões sobre a comunicação empresarial e a identidade visual. Como procedimentos metodológicos adotou-se um estudo de caso de cunho qualitativo descritivo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com o proprietário da empresa e observação. Como resultados, pode-se observar que pequenas mudanças podem refletir uma atualização para a empresa, sem, contudo, onerar o empresário ou mudar totalmente sua identidade visual já consolidada. Por meio do briefing analisado, o empresário reiterou que a marca ficou mais leve, moderna e atraente. Essas pequenas mudanças também são importantes para frisar na mente do cliente a imagem de que a empresa está evoluindo e acompanhando as tendências atuais. Ademais, discute-se a necessidade de desenvolver a identidade visual nas pequenas empresas, principalmente em ramos competitivos.

Biografia do Autor

Wledenir Calgaro, Faculdade Guairaçá
Graduação em Ciências Contábeis. MBA Executivo em Coaching, Liderança e Empreendedorismo
Joiceli dos Santos Fabrício, Faculdade Guairaçá Universidade Positivo
Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Mestrado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Sócia de empresa jornalística (Correio do Povo do Paraná e jornal Extra Guarapuava). Palestrante e delegada do Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR), respondendo pela seccional de Laranjeiras do Sul, desde 2003. Professora dos cursos de graduação e pós graduação Faculdade Guairacá - Guarapuava-PR.
Jaiane Aparecida Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutoranda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Rosely Scheffer, Centro Universitário Integrado Universidade Positivo
Graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1993). Especialista em Redes de Computadores pela UNIPAR. Mestre em Governança e Sustentabilidade pelo Instituto Superior de Economia e Administração do Mercosul - ISAE/FGV. Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Coordenadora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

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Publicado
2018-12-05
Como Citar
CALGARO, W.; FABRÍCIO, J. DOS S.; PEREIRA, J. A.; SCHEFFER, R. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL POR MEIO DA IDENTIDADE VISUAL: o processo de proposição de mudança da logomarca para uma pequena empresa do ramo de papelaria. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 5 dez. 2018.
Seção
Artigo Completo - Gestão de organizações públicas, privadas e do terceiro setor