EJA: UMA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALÉM DA SALA DE AULA

  • Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS
  • Lucinéa Matsui dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ednei Genaro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: EJA, Educação, Aprendizagem

Resumo

Este trabalho foi realizado na Disciplina de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no sétimo semestre do curso de Pedagogia UFMS/CPNV, tendo por objetivo analisar a faixa etária dos alunos que frequentam essa modalidade de ensino e compreender como acontece o processo de alfabetização em uma escola no município de Naviraí/MS. Para fundamentar esse trabalho nos baseamos na Constituição Federal de 1988 e em pesquisadores da área, como Souza (2003), Mortatti (2011), Masson (2012) e Machado (2006). As observações e dados obtidos foram por meio de uma roda de conversa, onde os alunos da sala observada nos relataram suas experiências em salas de aula, os motivos que fizeram eles a frequentar a EJA, e quais as mudanças de vida que tiveram depois de estar frequentando a escola. Fica claro que a EJA, vem cumprindo seu papel e, nessa turma, compreendendo idades entre dezoito e cinquenta sete anos, contribuí muito para as relações interpessoais, visto que são diferentes gerações e personalidades, mas com um objetivo comum: o de aprender independente de qual seja o interesse do aluno.

Biografia do Autor

Maria Dias de oliveira Dias de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS
Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera-UNIDERP; Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS; Graduanda do 8º Semestre de Pedagogia pela UFMS/CPNV e em curso Especialização em Docência para a Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul-IFMS.

Referências

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Publicado
2018-12-07
Como Citar
DIAS DE OLIVEIRA, M. D. DE OLIVEIRA; DOS SANTOS, L. M.; GENARO, E. EJA: UMA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO PARA ALÉM DA SALA DE AULA. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 7 dez. 2018.
Seção
EIXO 4 - Resumo Expandido - Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo