CLIMA ORGANIZACIONAL: Estudo de caso no setor frigorífico no estado de Mato Grosso do Sul

  • Rodrigo de Lima Talarico UFMS/CPNV
  • Marco Antonio Costa da Silva UFMS/CPNV
Palavras-chave: Clima Organizacional, Setor Frigorífico, Setor Administrativo.

Resumo

As pesquisas de clima organizacional têm sido amplamente utilizadas como uma importante ferramenta de gestão no ambiente organizacional, tanto para organizações públicas, quantos privadas. As organizações têm utilizado dessa ferramenta como instrumento que possibilita aos tomadores de decisão levantar dados sobre e informações sobre a percepção dos colaboradores relacionados a inúmeros fatores da empresa, bem subsidiar mudanças na ambiente interno, seja em processos, estruturas, políticas etc. Sua aplicação permite ao gestor atuar para melhorar qualidade das condições de trabalho, consequentemente dos resultados dos setores, contribuindo para compreender os fatores que levam ao sucesso ou ao fracasso de uma organização. Assim, o objetivo deste artigo foi mensurar a qualidade do clima organizacional do setor administrativo de uma indústria frigorifica de Mato Grosso do Sul. O estudo é de natureza quantitativa e descritiva. Os resultados da pesquisa sugerem a existência de um clima organizacional estável na empresa investigada com destaque para o fator pressão como elemento que mais causa problemas para os resultados organizacionais.

Biografia do Autor

Marco Antonio Costa da Silva, UFMS/CPNV
Doutor em Administração

Referências

ÁVILA, Rafael. Os 5 pilares da gestão de pessoas. Disponível em https://blog.luz.vc/o-que-e/os-5-pilares-da-gestao-de-pessoas/. Acessado em 06 de Outubro de 2018.

CR BASSO. Qual a importância das relações interpessoais no ambiente de trabalho?. Disponível em https://www.crbasso.com.br/blog/qual-importancia-das-relacoes-interpessoais/. Acessado em 06 de Outubro de 2018.

CRUZ, Raimunda Maria da. A Importância da Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho. Disponível em https://psicologado.com/atuacao/psicologia-organizacional/a-importancia-da-relacao-interpessoal-no-ambiente-de-trabalho. Acessado em 29 de agosto de 2017.

DINIZ, Salatiel Soares. Relacionamento interpessoal nas organizações. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/relacionamento-interpessoal-nas-organizacoes/69832/. Acessado em 29 de agosto de 2017.

FEBRACIS. Relacionamento interpessoal no trabalho: a essência das profissões do futuro. Disponível em https://www.febracis.com.br/blog/relacionamento-interpessoal-no-trabalho/. Acessado em 06 de Outubro de 2018.

IPED. O que é pesquisa de clima organizacional?. Disponível em https://www.iped.com.br/materias/recursos-humanos/pesquisa-clima-organizacional.html. Acessado em 20 de outubro de 2018.

JUNIOR, Waltter. Importância da Gestão de pessoas nas organizações. Disponível em http://www.estudoadministracao.com.br/ler/gestao-de-pessoas-nas-empresas/. Acessado em 31 de agosto de 2017.

KENOBY. Pesquisa de clima organizacional: entenda sua importância. Disponível em http://www.kenoby.com/blog/pesquisa-de-clima-organizacional/. Acessado em 13 de outubro de 2018.

LUZ, Ricardo. Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.

MARQUES, José Roberto. Conceito de gestão de pessoas. Disponível em http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/. Acessado em 13 de outubro de 2018.

MARQUES, José Roberto. O que é Relacionamento Interpessoal (2018). Disponível em http://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/. Acessado em 30 de agosto de 2017.

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias (Org.). Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de diagnóstico e gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.

ROCHA, Cândice Carvalho. A importância da Pesquisa de Clima Interno. Disponível em https://culturacolaborativa.socialbase.com.br/a-importancia-da-pesquisa-de-clima-interno/. Acessado em 01 de Setembro de 2018.

SILVA, Emiliano. A importância do relacionamento interpessoal para as organizações. Disponível em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/a-importancia-do-relacionamento-interpessoal-para-as-organizacoes/63484/. Acessado em 29 de agosto de 2017.

Publicado
2018-12-23
Como Citar
TALARICO, R. DE L.; SILVA, M. A. C. DA. CLIMA ORGANIZACIONAL: Estudo de caso no setor frigorífico no estado de Mato Grosso do Sul. Encontro Internacional de Gestão, Desenvolvimento e Inovação (EIGEDIN), v. 2, n. 1, 23 dez. 2018.