A Escola Normal de Porto Alegre e as matemáticas nos seus programas de estudo

  • Elisabete Zardo Búrigo Professora Dra. Elisabete Zardo Búrigo, Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janine Garcia dos Santos bolsista de Iniciação Científica e acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O texto apresenta normatizações relativas à formação de professores primários estabelecidas no Rio Grande do Sul nas primeiras décadas da República, de 1897 até 1928, e às prescrições relativas ao estudo das disciplinas matemáticas – Aritmética, Álgebra, Geometria e Trigonometria.A Escola Normal do período imperial, criada em 1869, foi transformada em Colégio Distrital em 1903 e em Escola Complementar em 1906. Por meio dessas alterações os primeiros governos republicanos buscaram ampliar o leque de instituições formadoras de professores e reduzir a autonomia da antiga Escola. Essas tentativas deram lugar, em 1909, ao reconhecimento do caráter peculiar daquela instituição, que seria até 1927 a única instituição a ofertar o ensino complementar reconhecido pelo Estado. A recuperação do antigo nome de Escola Normal de Porto Alegre, em 1928, foi acompanhada da confirmação do seu estatuto diferenciado frente às demais instituições formadoras, pela oferta de cursos de nível mais avançado e pela composição do seu corpo docente.
Como Citar
Búrigo, E. Z., & Santos, J. G. dos. (1). A Escola Normal de Porto Alegre e as matemáticas nos seus programas de estudo. Anais Do ENAPHEM - Encontro Nacional De Pesquisa Em História Da Educação Matemática, (3). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/6223
Seção
Sessões Coordenadas