Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática - ENAPHEM


Imagem para capa da revista

n. 3 (2016): Anais do 3º Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática

Sumário

Contracapa, Expediente, Sobre o ENAPHEM e Sumário

Páginas Iniciais PDF
 

Mesas redondas

Escolas, campanhas e centros: formações de professores que ensinam Matemática PDF
 
A formação dos professores nas Escolas Teuto-Brasileiras da região de Blumenau (SC) PDF
 
A CADES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO SECUNDÁRIO: uma campanha nos anos de 1950-1960 PDF
 
CENTRO DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO NORDESTE (CECINE): formação de professores nas décadas de 1960 e 1970 PDF
 
Investigações acerca de três escolas brasileiras: inovadoras, diferenciadas ou subversivas? PDF
 
Escola rural paulista da metade do século XX: sobre subversões necessárias PDF
 
Os Ginásios Vocacionais: subversões e acomodações PDF
 
UFPR Litoral: uma proposta de Ensino Superior PDF
 
Entre o que você vê e o que você pode ver: Michel Foucault e a posição científico-acadêmica da educação matemática no Brasil PDF
 
Foucault e a história da formação de professores de matemática: aproximações e contribuições PDF
 
A matemática do ensino primário nos anais da i conferência nacional de educação (1927) – fragmentos do passado sob a lente da perspectiva foucaultiana PDF
 
Por que Michel Foucalt em História da Educação Matemática? PDF
 

Resumos

Conferência de abertura: História da Educação na Formação de Professores PDF
. .
(Mesas de Convidados) Mesa 1: História da formação de professores que ensinam matemática PDF
. .
História da formação de professores que ensinam matemática: o livro de memórias de uma professora paulista PDF
. .
A Escola Normal na Província do Rio Grande do Sul e os saberes matemáticos para futuros professores (1869-1889) PDF
. .
Mesa 2: História da Formação de Professores de Matemática PDF
. .
História da formação de professores de Matemática: um exame do modelo implantado em Sergipe nos anos 1970 PDF
. .
Cursos emergenciais de licenciatura para professores leigos PDF
. .
Mesa 3: História da Educação Matemática na Formação de Professores PDF
. .
O percurso de inclusão da história da educação matemática numa disciplina tradicional da licenciatura em Matemática PDF
. .
A história oral como abordagem da história da educação matemática em processos formativos formais de professores de matemática PDF
. .

Sessões Coordenadas.

Sessão 1 - coordenada por Bruno Alves Dassie
. .
“Recrutamento” de professores para o ensino secundário: o Exame de Suficiência PDF
. .
Currículos de matemática do curso técnico em estradas do IFES: um olhar histórico PDF
. .
Apontamentos sobre o documento: Processo de reconhecimento do Curso de Graduação em Matemática da UNIDERP/CESUP PDF
. .
Comentários – Sessão 1 PDF
. .
Sessão 2 - coordenada por David Antonio da Costa
. .
Práticas e saberes matemáticos na formação de professores normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre PDF
. .
Escola normal: habilitação do profissional da educação em Sergipe (1835-1894) PDF
. .
Escolas normais e alguns estudos: a formação de professores e a matemática elementar PDF
. .
Possibilidades de compreensão das indicações metodológicas para o ensino de matemática na escola primária da primeira metade do século XX: estudo exploratório de uma obra da biblioteca pessoal de Alda Lodi PDF
. .
Comentários – Sessão 2 PDF
. .
Sessão 3 - coordenada por Circe Mary Silva da Silva
. .
Os saberes aritméticos para formar o professor primário no Paraná: entre um conteúdo disciplinar e profissional (1920) PDF
. .
Um exame sobre se e como o saber aritmético operação foi proposto para professores do ensino primário em periódicos que circularam em Sergipe nas décadas de 1910 e 1920 PDF
. .
Prescrição ou orientação? Um exame em periódicos localizados em Sergipe acerca dos saberes elementares geométricos apontados para os professores primários (1900-1926) PDF
. .
Comentários – Sessão 3 PDF
. .
Sessão 4 - coordenada por Diogo Franco Rios
. .
O contexto histórico e as práticas de iniciação à docência do Curso de Licenciatura em Matemática do IFPA PDF
. .
Práticas pedagógicas de professores de matemática no Centro Integrado Luiz Navarro de Brito em Alagoinhas-BA (1968 A 1979) PDF
. .
O ensino pelos professores leigos em Fernando de Noronha (1981 à 1987) PDF
. .
Comentários – Sessão 4 PDF
. .
Sessão 5 - coordenada por María Célia Leme da Silva
. .
Cenas da formação de professores de matemática em Paranaíba-MS PDF
. .
Biblioteca Didática Brasileira: o Manual de testes e as propostas escolanovistas em cursos de formação de professores (1950-1970) PDF
. .
Comentários – Sessão 5 PDF
. .
Sessão 6 - coordenada por Elisabete Zardo Búrigo
. .
O ensino de desenho para o trabalho industrial: o traçado de uma pesquisa histórica PDF
. .
O ensino do desenho na escola primária em Salvador, Vitória da Conquista e Caetité (1925 -1940): uma análise dos documentos oficiais PDF
. .
O desenho a ensinar em Rui Barbosa: elementos ou rudimentos? PDF
. .
Comentários – Sessão 6 PDF
. .
Sessão 7 - coordenada por Flávia do Santos Soares
. .
O desenho prescrito para o ensino primário em Minas Gerais na transição entre os séculos XIX e XX PDF
. .
O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946 PDF
. .
O ensino de desenho no contexto da Lei Orgânica de 1946Geometria e desenho: como ensiná-los em tempos de escola nova, segundo aRevista do Ensino de Minas Gerais? PDF
. .
Comentários – Sessão 7 PDF
. .
Sessão 8 - coordenada por Heloisa da Silva
. .
A presença da matemática na Revista do Ensino de Minas Gerais (1927 e 1928) PDF
. .
As revistas pedagógicas como lentes para o estudo das finalidades do ensino da aritmética no curso primário (1929-1978) PDF
. .
Comentários – Sessão 8 PDF
. .
Sessão 9 - coordenada por Maria Cecilia Bueno Fischer
. .
Análise de livros didáticos produzidos na Bahia nas décadas de 1960 e 1970: comparando a apresentação de conteúdos algébricos PDF
. .
Traité élémentaire d’arithmétique a l'usage de l'école centrale des quatrenations: uma leitura da leitura de Lacroix PDF
. .
Os saberes matemáticos no grupo escolar Castro Alves em Jequié-BA na década de 1960: uma análise do manual Didática das Matemáticas Elementares1 PDF
. .
Sessão 10 - coordenada por Ivete Maria Baraldi
. .
Um ensaio histórico sobre a geometria: proximidades com a perspectiva de Malba Tahan na revista Al-Karismi PDF
. .
Escola nova e o ensino de aritmética: direcionamento para a capacitação e formação docente em revistas pedagógicas brasileiras PDF
. .
Um exame do saber geométrico polígono no periódico a escola normal da década de 1920 PDF
. .
Comentários – Sessão 10 PDF
. .
Sessão 11 - coordenada por Luzia Aparecida de Souza
. .
Saberes elementares aritméticos e método intuitivo de Calkins: uma aproximação a partir dos programas de ensino de Sergipe (1890-1944) PDF
. .
O saber medir no caso do ensino primário paulista: uma leitura a partir dos princípios da psicologia de Dewey e McLellan (1895) PDF
. .
Um exame do saber “adição” no manual aritmética elementar ilustrada a luz do método intutivo de calkins (1886/1950) PDF
. .
Apropriação do método intuitivo de Pestalozzi no livro Curso de Pedagogia de Helvécio de Andrade PDF
. .
Comentários – Sessão 11 PDF
. .
Sessão 12 - coordenada por Maria Cecilia Bueno Fischer
. .
Orientações ao professor do ensino primário para ensinar número: os manuais de Backheuser e Thorndike PDF
. .
Como Theobaldo Miranda Santos trata da prova dos nove na obra “Aritmética Prática” (1952) PDF
. .
Comentários – Sessão 12 PDF
. .
Sessão 13 - coordenada por Ivanete Batista dos Santos
. .
O manual didático Práticas Escolares (1940) e o programa mínimo para o ensino primário de São Paulo (1934): aspectos da apropriação do ideário da escola nova PDF
. .
A pedagogia científica e ensino dos saberes elementares matemáticos nos primeiros anos escolares: os Relatórios das delegacias regionais de ensino do estado de São Paulo como produto da matematização da pedagogia, 1930-1945 PDF
. .
A reforma do ensino na primeira gestão de Anísio Teixeira como diretor da instrução pública na Bahia: alguns indicativos da matemática proposta PDF
. .
Comentários – Sessão 13 PDF
. .
Sessão 14 - coordenada por Antônio Vicente Marafioti Garnica
. .
Geometria experimental: possibilidades e contexto legislacional PDF
. .
A Escola Normal de Porto Alegre e as matemáticas nos seus programas de estudo PDF
. .
Comentários – Sessão 14 PDF
. .
Sessão 15 - coordenada por Maria Cristina de Araújo de Oliveira
. .
Resolução de problemas no “Primeiro Livro de Aritmética”: uma tradução e adaptação do “Cours préparatoire d’arithmétique, par une Réunion de Professeurs” PDF
. .
Programas de ensino, revistas pedagógicas e orientações aos professores sobre problemas aritméticos (1890-1911) PDF
. .
Comentários – Sessão 15 PDF
. .
Sessão 16 - coordenada por Maria Edneia Martins Salandim
. .
Psicologia e aritmética: dois caminhos que se cruzam PDF
. .
Compêndio de pedagogia prática de Alagoas (1886): obra baseada nas teorias Mr. Daligault PDF
. .
Saberes elementares de geometria no livro “Pinceladas verde-amarelas (admissão ao ginásio)”, de 1968. PDF
. .
Comentários – Sessão 16 PDF
. .
Sessão 17 - coordenada por Maria Laura Magalhães Gomes
. .
Indícios históricos sobre o ensino de geometria nos anos iniciais do município de Caravelas – BA PDF
. .
O desembarque do movimento da matemática moderna no ensino baiano (1960-1970) PDF
. .
Indícios de experimentações matemáticas no Centro Educacional Carneiro Ribeiro PDF
. .
Comentários – Sessão 17 PDF
. .
Sessão 18 - coordenada por Maria Célia Leme da Silva
. .
O ensino da Aritmética na Escola Secundária no contexto da década de 1960 PDF
. .
Medida: um saber em construção (1896) PDF
. .
Aritmética, Cálculo Mental e Medida PDF
. .
Sessão 19 - coordenada por Wagner Rodrigues Valente
. .
O Minicomputador de Papy: vestígios de uma circulação no Brasil PDF
. .
Os jogos para o ensino de matemática: a proposta de Irene Albuquerque em seu livro Jogos e Recreações Matemáticas (1958) PDF
. .
Saberes geométricos e a circulação de manuais escolares em tempos de modernização escolanovista PDF
. .
Comentários – Sessão 19 PDF
. .
Sessão 20 - coordenada por Mirian Maria Andrade Gonçalez
. .
Uma análise interna de um dos manuscritos da aritmética de Charles Sanders Peirce: aritmética prática PDF
. .
Dos Estados Unidos para o Brasil: as referências da Arithmetica primaria de Antonio Trajano (final do século XIX) PDF
. .
Comentários – Sessão 20 PDF
. .
Sessão 21 - coordenada por Iran Abreu Mendes
. .
Os saberes matemáticos e suas metodologias em um manual de ensino de 1958: o repercutir de uma reforma PDF
. .
Um estudo preliminar do manuscrito MS. 189 dedicado à “Aritmética Primária” de Charles Sanders Peirce PDF
. .
Comentários – Sessão 21 PDF
. .
Sessão 22 - coordenada por Rosinéte Gaertner
. .
História da educação matemática: uma experiência da preservação da cultura escolar PDF
. .
Fundamentos e métodos da história oral e da memória como subsídios para a pesquisa em história da Educação Matemática PDF
. .
Formação de professor e história oral: narrativas e algumas (im)possibilidades metodológicas PDF
. .
Comentários – Sessão 22 PDF
. .
Sessão 23 - coordenada por Reginaldo Rodrigues da Costa
. .
Formação de professores e o ensino de matemática na cidade de São Luís oitocentista: tentativas de criação de uma Escola Normal PDF
. .
Bibliografia específica de escola: produção de uma fonte para a análise de uma trajetória histórica, profissional e institucional PDF
. .
Comentários – Sessão 23 PDF
. .
Sessão 24 - coordenada por Thiago Pedro Pinto
. .
História da Educação Matemática nas licenciaturas dos Institutos Federais? PDF
. .
A Comissão do Livro Técnico e do Livro Didático (COLTED) e o treinamento de professores para o uso do livro didático PDF
. .
Comentários – Sessão 24 PDF
. .
Sessão 25 - coordenada por Andreia Dacin
. .
Breve cenário das políticas públicas de capacitação e aperfeiçoamento de professores de matemática no Estado do Paraná na década de 60 PDF
. .
Professores de matemática em Barra do Garças - MT: formação na década de 1980 PDF
. .
Comentários – Sessão 25 PDF
. .

Registros Fotográficos

Algumas fotos PDF
. .