O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: reflexões sobre formação e práticas pedagógicas

Laura Regina Silva, Tânia Paula da Silva

Resumo


No presente trabalho busca-se analisar e refletir sobre o ensino de Geografia na trajetória acadêmica e escolar dos Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes em Cáceres-MT. Para alcançarmos os objetivos propostos realizamos pesquisa bibliográfica que retratam a problemática do ensino de Geografia nos anos iniciais e a formação docente; pesquisa documental no Curso de Pedagogia da UNEMAT, Campus de Cáceres; e pesquisa de campo com acompanhamento e observações de aulas e entrevista com os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A sistematização de nossas observações e dados coletados nos permite ressaltar a importância da preparação, qualificação e formação continuada dos professores pedagogos, para que estejam preparados para a prática docente, possibilitando a alfabetização geográfica aos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Apontamentos

  • Não há apontamentos.