REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DO ASSENTAMENTO SANTA CLARA, BATAGUASSU/MS

  • Waldélia Neves Dutra de Freitas

Resumo

Este trabalho se insere em uma pesquisa sobre a proposta de Educação do Campo. O objetivo do trabalho foi analisar o processo de construção da educação proposta pelos movimentos sociais do campo, a partir da realidade da Escola Municipal do Campo Maria da Conceição Gomes da Silva, localizada no assentamento Santa Clara, no município de Bataguassu/MS. Os procedimentos metodológicos pautaram-se nos pressupostos teóricos sobre a construção da educação do campo; utilizou-se o trabalho de campo para a tabulação dos dados apresentados e documentação escolar. O trabalho apresenta a analise da educação do campo a partir da realidade local com auxílio da pesquisa empírica para evidenciar quais os avanços encontrados na implantação desse novo paradigma. Os resultados apontaram para um caminho que ainda esta sendo trilhado pelos educadores e educandos da escola em busca de uma educação libertadora e emancipatória.
Publicado
2013-05-01
Como Citar
FREITAS, W. N. D. DE. REALIDADE, DESAFIOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NA ESCOLA MUNICIPAL PROFª MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DA SILVA DO ASSENTAMENTO SANTA CLARA, BATAGUASSU/MS. Revista Eletrônica da Associação dos Geógrafos Brasileiros, Seção Três Lagoas , n. 17, p. 58-87, 1 maio 2013.
Seção
Artigos