• Anais do XIV ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática
    2021
    Anais do XIV ESEM - Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática

    ISSN: 9788599880463

    O Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática (ESEM) é um evento Estadual promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – Regional MS (SBEM-MS), em parceria com instituições de Ensino Superior do Estado de Mato Grosso do Sul. Se constitui como um espaço de discussão, reflexão e problematização de questões teóricas e práticas relacionadas à Educação Matemática por meio de minicursos, oficinas, comunicações científicas, relatos de experiências, pôsteres, palestras, mesas redondas, painéis, dentre outras.

    O evento é rotativo, alternando o local de realização entre as cidades do Estado de Mato Grosso do Sul (MS) que possuem campus e/ou unidades universitárias. Ao longo de cerca de três décadas, professores de matemática dos diferentes níveis de ensino, pesquisadores, licenciandos, mestrandos e doutorandos, oriundos principalmente de MS, juntamente com colaboradores da área e participantes de outras regiões, se reúnem nesse evento para compartilharem suas experiências, pesquisas e resultados.

    O ESEM, em sua 14ª edição e pela primeira vez, foi realizado virtualmente passando por adaptações para se ajustar ao formato virtual.

    Em 2021, o XIV ESEM ocorrereu nos dias 20, 21 e 22 de outubro sob a coordenação da equipe da UFMS, Campus de Aquidauana, com a temática “Diálogos entre sujeitos que mobilizam matemáticas”, com o objetivo de propiciar a integração e troca de experiências entre os diferentes participantes por meio de diálogos e ações como oficinas, relatos de experiências, comunicações, pôsteres, palestra e mesa interativa.

    Em tempos contemporâneos e dinâmicos, somos desafiados a nos reposicionar e (re)significar nossas ações, o que destaca a importância de buscar a constante formação para agregar novas concepções voltadas ao ensino. Além disso, a pluralidade social e de experiências do meio estudantil, exigem o ensino de Matemática com um maior dinamismo, capaz de despertar o interesse dos estudantes e incentivar o seu acesso à produção de conhecimentos. Neste sentido, o evento procura proporcionar a integração entre os diferentes sujeitos que mobilizam matemáticas por meio de troca de experiências consolidadas entre professores, futuros professores e pesquisadores, além de abrir espaço para a divulgação e posterior publicação dos trabalhos realizados por esses sujeitos.

    Nesta edição, a coordenação e comissão local foi composta por professores e ex-alunos da UFMS, Campus de Aquidauana, que hoje fazem parte do grupo de pesquisadores e futuros pesquisadores em Educação Matemática.

    Coordenação SBEM Regional MS

    • Thiago Pedro Pinto

    Coordenação Local

    • Susilene Garcia da Silva Oliveira
    • Juliana Alves de Souza
    • Fernando Batista
    • Ludier Mariano da Rosa
    • Luiza Cordeiro de Andrade Faustino
    • Tharine Antunes Lopes</li
    • Janini Gomes Caldas Rodrigues
    • Vivian Campos Martins de Souza
    • Amanda Silva de Medeiros
    • Laura Silva Dias

    Comissão Científica

    • Frederico Fonseca Fernandes
    • Kátia Guerchi Gonzales
    • Anelisa Kisielewski Esteves
  • 2017

    XIII ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE
    EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
    Discussões e possibilidade para sala de aula de matemática
    O Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática (ESEM) se
    constitui como um espaço de discussão, reflexão e problematização de
    questões relacionadas à Educação Matemática. Ao longo de mais de duas
    décadas, professores de matemática dos diferentes níveis de ensino,
    pesquisadores, licenciandos, mestrandos e doutorandos se reúnem nesse
    evento para compartilharem seus desafios, suas pesquisas e resultados.
    Neste ano de 2017, o XIII ESEM foi realizado em Ponta Porã/MS, nos dias
    26, 27 e 28 de Outubro, contando com um público de 280 participantes.
    O evento foi marcado pela participação de pesquisadores renomados da
    área de Educação Matemática. A palestra de abertura foi realizada pelo Prof.
    Dr. Valdeni Soliani Franco (UEM) e o painel de encerramento pelos
    professores Dr. Valdeni Soliani Franco e Dra. Cláudia Regina Flores (UFSC).
    Tivemos como principais objetivos, também nesse encontro:
    • propiciar ao Professor de Matemática, dos mais diversos níveis, um
    espaço de trocas de experiência e aprendizado mútuo;
    • divulgar os resultados de pesquisas que contribuam com a temática do
    Evento;
    • aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas educacionais escolares;
    • promover o intercâmbio de conhecimentos na área de Educação
    Matemática.

  • 2015

    XI ENCONTRO SUL-MATO-GROSSENSE DE
    EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
    Desafios da Prática Profissional do Professor que Ensina Matemática
    O Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática (ESEM) se constitui como
    um espaço de discussão, reflexão e problematização de questões relacionadas à Educação
    Matemática. Ao longo de mais de duas décadas, professores de matemática dos diferentes níveis
    de ensino e licenciandos em Matemática se reúnem nesse evento para compartilharem seus
    entraves, desafios e realizações.
    Neste ano de 2015, o XII ESEM foi realizado em Campo Grande/MS, nos dias 18, 19 e
    20 de Setembro e teve como tema: Desafios da Prática Profissional do Professor que Ensina
    Matemática. Contamos com a presença de Professores de Matemática, Pedagogos, Matemáticos
    e licenciandos em Matemática e pudemos ao longo de três dias discutir desafios que nos são
    postos cotidianamente em nossa atividade profissional. O evento foi marcado pela participação
    de pesquisadores renomados da área de Educação Matemática. A palestra de abertura foi
    realizada pelo Prof. Antonio José Lopes (Bigode) e o painel de encerramento pelos professores
    Vinício de Macedo Santos (USP) e Maria Laura M. Gomes (UFMG).
    Tivemos como principais objetivos neste encontro:
    Propiciar ao Professor de Matemática, dos mais diversos níveis, um espaço de trocas de
    experiência e aprendizado mútuo;
    Divulgar os resultados de pesquisas que contribuam com a temática do Evento;
    Aproximar as pesquisas acadêmicas das práticas educacionais escolares;
    Promover o intercâmbio de conhecimentos na área de Educação Matemática;