As representações de educação, escola e território sob a luz do discurso oficial e do discurso kinikinau

  • Daniele Lucena Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Claudete Cameschi de Souza Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Kinikinau, Identidade, Representação

Resumo

Em face da condição de exclusão em que os Kinikinau se encontram, vivendo em terras alheias, lutando pelo reconhecimento étnico e territorial, partimos da hipótese de que a Escola Municipal Indígena Koinukunoen da Aldeia São João para esse povo é concebida, em especial, como um microterritório em que a “democracia” se estabelece oportunizando momentos de construção identitária quando a língua Kinikinau é ensinada, quando valores e saberes desse povo são transmitidos aos alunos. Posto isso, este trabalho tem como objetivo problematizar o processo de constituição identitária dos indígenas, a partir da perspectiva discursiva e do processo de referenciação linguística, com base na interpretação de regularidades enunciativas que nos possibilitem buscar, via materialidade linguística, as condições de produção, as formações discursivas e os interdiscursos que se presentificam no discurso das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica (2012) e no discurso do povo Kinikinau sobre educação, escola e território visando uma discussão sobre os efeitos de sentidos gerados. Para o desenvolvimento deste trabalho mobilizamos a perspectiva da Análise de Discurso de linha francesa pautando-nos em autores como Authier-Révuz (1998), Coracini (2003,2007), Foucault (2012, 2008) e Orlandi (2009); e a dos estudos culturalistas com autores como Canclini (2006) e Hall (2013; 2005). Considerando a emergência das questões indígenas, esperamos que essa pesquisa contribua de maneira singular no esclarecimento do processo identitário do indígena Kinikinau, além de propiciar uma reflexão sobre os discursos que emergem do/sobre o indígena e o documento oficial, além dos interdiscursos que perpassam esses sujeitos e os documentos que legislam a educação escolar indígena no Brasil.

Biografia do Autor

Daniele Lucena Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana. Mestranda em Letras, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Bolsista Capes.

Claudete Cameschi de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLetras.

Referências

AUTHIER-RÉVUZ. Jacqueline. Palavras incertas: as não-coincidências do dizer. Campinas: Editora da Unicamp, 1998.

BECHARA, Evanildo. Dicionário da Língua Portuguesa. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 3ª. ed. rev. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2012.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&id=17576&Itemid=866.

CASTRO-GóMES, Santiago. Ciências sociais, violência epistêmica e o problema da “invenção do outro”. In: LANDER, Edagar (orgs). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americas. Coléccion Sur Sur, Clacso, Ciudad Autónoma de Beunos Aires, Argentina. Setembro de 2005. p.169-186.

CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Coerência, referenciação e ensino. Mônica Magalhães Cavalcante (et al). 1. ed. São Paulo: cortez, 2014.

CORACINI, Maria José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.

DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia S. Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio, 19 ed. São Paulo: Loyola, 2012.

GUERRA, Vânia M.L. O indígena de Mato Grosso do Sul: práticas identitárias e culturais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.

KOCH, I.V. Referenciação e orientação argumentativa. In: KOCH, I. V.; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (Orgs.) Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

ZOOPI-FONTANA, M. G. Arquivo jurídico e exterioridade. A construção do corpus discursivo e sua interpretação/ interpretação. In: GUIMARÃES, E; PAULA, M, R, B de. (Orgs). Sentido e memória. Campinas: Pontes, 2005, p. 93-113.

Publicado
2016-06-06
Como Citar
SANTOS, D. L.; SOUZA, C. C. DE. As representações de educação, escola e território sob a luz do discurso oficial e do discurso kinikinau. Revista Ensin@ UFMS, v. 1, n. 1, p. 127-135, 6 jun. 2016.