JOAQUIM FERREIRA DOS SANTOS E A EXALTAÇÃO DO MACHO NA MPB: propostas de leitura

Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira

Resumo


É lugar comum a importância do partilhamento de conhecimentos e saberes na leitura e interpretação dos sentidos textuais. O presente artigo debruça-se sobre aspectos da leitura e do processamento textual, tendo como objeto de análise uma crônica do crítico musical Joaquim Ferreira dos Santos, escrita em homenagem à Waldick Soriano. Nesse texto, ao se debruçar sobre a questão do papel do masculino na MPB, o autor aciona vários intertextos e conhecimentos relacionados à música, fazendo sobressair seu gosto pela temática da "dor" amorosa. Entendendo que a leitura é um processo dialogicamente instituído e que os diferentes gêneros acionam conhecimentos de modo diferenciado, assumimos a importância da ativação de conhecimentos coletivamente partilhados para sua interpretação. Com respeito aos saberes condicionados à leitura, ressaltar-se-á o fato de que o processamento cognitivo dos sentidos se faz sobre um “objeto socio-histórico” (ORLANDI, 2004), que é o texto, cujos fatores linguísticos demonstrarão as perspectivas sociais e históricas do contexto interacionista dos indivíduos em determinado tempo.


Texto completo:

PDF

Referências


BAKTHIN, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

CHARAUDEAU, Patrick e MAINGUENAU, Dominique. Dicionário de análise do discurso. 2 ed. São Paulo: Contexto; 2006.

KLEIMAN, Ângela B. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7. ed. Campinas: Pontes; 2000.

ORLANDI, Eni. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. 4 ed. Campinas: Pontes; 2004

SANTOS, Joaquim Ferreira dos. O compositor popular. Disponível em www.velhosamigos.com.br, acessado em 01/03/2010.

------. Não se faz mais cantor macho como antigamente. Disponível em www.velhosamigos.com.br, acessado em 01/03/2010.

------. Homem que é homem. Disponível em http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/colunas/joaquim/, acessado em 01/03/2010.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Tipologia textual, ensino de gramática e o livro didático. In: HENRIQUES, CLÁUDIO Cezar; SIMÕES, Darcília (Orgs.). Língua e Cidadania: novas perspectivas para o ensino. Rio de Janeiro: Ed. Europa; 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.