RASCUNHOS PARA UMA POÉTICA DA SOLIDARIEDADE COMO EXERCÍCIO CRÍTICO à concepção colonizadora da arte

  • Alice Fátima Martins UFG

Resumo

Neste texto, busca-se problematizar os critérios de classificação e valoração entre os campos da arte e da não-arte, tomando como base a noção de arte de matriz europeia, expandida para territórios além-Europa a partir dos processos de colonização, com a instauração da chamada Era Moderna. Como desdobramento da discussão proposta, são esboçados alguns parâmetros para uma poética da solidariedade, fundada na natureza das relações entre as pessoas, no estabelecimento de vínculos comunitários, no exercício da sensibilidade, nos processos de criação e compartilhamento.

Biografia do Autor

Alice Fátima Martins, UFG
Alice Fátima Martins é professora no Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual, na Faculdade de Artes Visuais, UFG. Bolsista de Produtividade no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico/CNPq.

Referências

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BORRIAUD, Nicolas. Estética relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

COLOMBRES, Adolfo. Teoría transcultural del arte: hacia um pensamiento visual independiente. Buenos Aires: Del Sol, 2005.

CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

CASTORIADIS, Cornelius. Reflexões sobre o racismo. In: CASTORIADIS, Cornelius. As encruzilhadas do labirinto III: o mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

MARTINS, Alice Fátima; ROCHA; Cleomar. Arte relacional em uma poética colaborativa: NÓS & NÓS. In MEDEIROS, Afonso; HAMOY, Idanise, (Orgs.) Anais do 22º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Ecossistemas Estéticos. Belém: ANPAP; PPGARTES/ICA/UFPA, 2013.

MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. In: MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

RELICÁRIO Olhos d'Água. Vídeo. Direção e produção: Zé Nobre. Duração: 18 min. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=e6kjPxZ450o>>, Acesso em 13 jun. 2018.

RICO, Katia Olalde. Cartografias críticas. Volumen I. Los Angeles: California State University, 2018.

RUGIU, Antonio Santoni. Nostalgia do mestre artesão. Campinas: Autores Associados. 1998.

Publicado
2019-03-22