FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROJETOS INTEGRADORES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

  • Marilice Pereira Ruiz do Amaral MELLO Universidade Federal de Alagoas
Palavras-chave: Formação de professores. Diretrizes Curriculares Nacionais. Projetos Integradores.

Resumo

O presente texto parte do pressuposto que o currículo pensado para os Cursos de Pedagogia, mesmo após orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, não contribui para a superação da fragmentação no processo de formação de professores. Nesse sentido buscou-se refletir sobre a integração formativa de professores de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mediante a ressignificação do currículo de formação inicial de professores. Daí, este estudo investir na possibilidade de integração entre as disciplinas por meio dos Projetos Integradores no Curso de Pedagogia da UFAL. Como encaminhamento metodológico aprofundou-se nas análises sobre os componentes curriculares para a elaboração do Projeto Pedagógico do curso, desta forma evidenciar o modo como foram contempladas as diferentes dimensões dessa integração. A pesquisa assentou-se em aportes teóricos de autores como Brito, Sacristán, Mazetto, Nóvoa, entre outros. Resultados apontam que os projetos integradores, enquanto um dos componentes do currículo do Curso de Pedagogia mostrou-se integrador e importante contributo em um necessário processo de desfragmentação do referido curso.

Referências

BRITO. R.L.G.L.de _Reorganização curricular: gestão, cultura e clima da escola. Ano 2008 – Artigo eletrônico disponível em <http://www.anped.org.br/reunioes/ 31ra/1trabalho/GT12-4893--Int.pdf> Acesso em: 5 mai., 2012.

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

MASETTO, M. T. Aula na universidade. In: CUNHA, M.I.; SOARES, S.R.; RIBEIRO, M. Docência universitária: profissionalização e práticas educativas. Bauru. Editora UEFS, 2009

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista E- Curriculum, São Paulo, v. 1, n.1, dez.jul. 2005-2006. Disponível em: www.pucsp.br/ecurriculum.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. NÓVOA, A. Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo. São Paulo: SINPRO, 2007. [Palestra].

POZO, J. I. Aprendizes e mestres. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

SACRISTÁN, J. G. Poderes instáveis em educação. Tradução de Beatriz Afonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

UFAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ALAGOAS. Plano de Desenvolvimento Institucional 2008-2012. Disponível em: <http://www.ufal.edu.br/>. Acesso em: 10 out. 2012.

Publicado
2015-12-20