RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

  • Aparecida de Sousa SANTOS UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Contexto Escolar. Família. Aprendizagem.

Resumo

Com a finalidade de contribuir para a construção de uma parceria e de uma relação de cooperação entre as instituições família e escola, o presente artigo tem como propósito compreender a influência da relação família/escola, sob o ponto de vista das professoras no envolvimento e nos aspectos da vida escolar da criança. Para compreender como ocorre a relação família-escola, Vigostsky nos deu uma importante contribuição no que tange a educação e o processo de mediação. Wallon também contribuiu com seus estudos, referente aos sentimentos e emoções como mediadores no ensino aprendizagem. O propósito é que essa parceria se construa através de uma intervenção planejada e consciente, na qual a escola possa criar espaços de reflexões e experiências de vida em uma comunidade, estabelecendo acima de tudo a aproximação entre as duas instituições sociais.

Biografia do Autor

Aparecida de Sousa SANTOS, UFMS/CPAQ
Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Professora da Fundação UFMS, campus de Aquidauana. E-MAIL: aparecidapolini@hotmail.com

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Publicado
2016-12-06