UNIVERSIDADE NA ESCOLA: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL MARIA CORRÊA DIAS – ANASTACIO/MS

  • Ariane da Silva CASTRO UFMS/CPAQ
  • Ana Lúcia Gomes da SILVA
Palavras-chave: Formação de Professores. Interdisciplinaridade. Literatura Infantil.

Resumo

O presente texto parte da parceria, como pressuposto da interdisciplinaridade, entre o Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana e a Escola Estadual Maria Corrêa Dias no Município de Anastácio-MS, seguindo as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs para os Cursos de Pedagogia do Brasil. Nosso objetivo é descortinar novas possibilidades de ações interdisciplinares pedagógicas na alfabetização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e, em via dupla contribuir com os acadêmicos na ressignificação da utilização dos recursos tecnológicos como ferramentas na prática pedagógica. Lidamos com a rapidez de acesso às informações, bem como com as novas possibilidades de comunicação e interação como formas de aprender, ensinar e construir conhecimentos. Daí, este estudo investir na parceria entre a Universidade e Escola, criando condições em ambientes tecnológicos, lúdicos, literários e artísticos de aprendizagem na alfabetização. A pesquisa assentou-se em aportes teóricos de autores como Fazenda, Nóvoa, Oliveira, Kramer, Teberosky, Silva Iavelberg e documentos oficiais. Resultados apontam para o significativo envolvimento, comprometimento dos acadêmicos, dos alunos(as), das professoras coordenadoras do projeto e dos demais segmentos envolvidos na escola. Na avaliação destacaram diversos pontos positivos como a contação de estórias com as referências na literatura infantil, os aspectos lúdicos, artísticos e a utilização das tecnologias educacionais.

Biografia do Autor

Ariane da Silva CASTRO, UFMS/CPAQ
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/Campus de Aquidauana. Docente da Secretaria de Educação do Estado de MS. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores/GEPFIP/CNPq/CPAQ. Contato: Escola Estadual Maria Corrêa Dias do Município de Anastácio/MS. E-MAIL: eemcd@sed.ms.gov.br.
Ana Lúcia Gomes da SILVA
Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul/ Campus de Aquidauana. Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – GEPI/PUC/SP. Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino das Artes Visuais/UFMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Interdisciplinar de Professores GEPFIP/UFMS/Campus de Aquidauana. E-MAIL: analucia.sc1@hotmail.com.

Referências

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Desafios e perspectivas do trabalho interciplinar no Ensino Fundamental: Contribuições das pesquisas sobre interdisciplinaridade no Brasil: o reconhecimemto de percurso apud Interdisciplinaridade: Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade. V 01 – São Paulo: PUCSP, 2011.

________Interdisciplinaridade - Um Projeto Em Parceria. 6. ed. São Paulo: Loyola, 2007 (1991).

MATO GROSSO DO SUL, Secretaria de Educação: Referencial Curricular 2012 Ensino fundamental/Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul-Campo Grande/MS, 2012.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: __________. Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, Coleção Temas de Educação, 1996.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

KRAMER, Sonia. Alfabetização, leitura e escrita: formação de professores em curso. São Paulo: Ática, 2010.

SANTOS, Mariana. As Diretrizes Curriculares Nacionais e suas implicações na formação do pedagogo. Monografia (Graduação em Pedagogia). UFF: Niterói, 2007. Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, 2007.

Revista Escola: Psicopedagogia da Linguagem Escrita. Disponível em: http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/48764/referencias-bibliograficas-tiradas-na-internet-como-colocar-no-trabalho > Acesso em 27 de março de 2016.

Revista Escola: Ana Teberosky: ''Debater e opinar estimulam a leitura e a escrita''. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/debater-opinar-estimulam-leitura-escrita-423497.shtml> Acesso em 27 de março de 2016.

Publicado
2016-12-06