A GESTÃO DO PROCESSO ALFABETIZADOR DA CRIANÇA: ALGUNS APONTAMENTOS EM TEMPOS DE PLANOS, FUNDOS E PACTOS

Silvia Cristiane Alfonso VIÉDES

Resumo


Destina-se o presente trabalho a analisar alguns apontamentos sobre a gestão do processo alfabetizador da criança relacionadas ao Plano Nacional de Educação (PNE), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O objeto é a gestão do processo alfabetizador no processo de investigação da alfabetização da criança na atualidade, na perspectiva da política educacional e da gestão escolar. O objetivo é descortinar tais políticas que se relacionam com a gestão do processo alfabetizador da criança. A metodologia pauta-se em revisão bibliográfica e documental, bem como captura de pesquisas consolidadas no portal eletrônico da Biblioteca de Dissertações e Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Os resultados apontam que as políticas de planos, fundos e pactos, influenciam diretamente na gestão do processo alfabetizador e avançam como garantia ao direito à alfabetização da criança. Porém, há ausências de pesquisas relacionadas ao PNE/FUNDEB na gestão do processo alfabetizador. Os achados dialogam com as políticas de pacto e plano, na especificidade do Plano de Ações Articuladas (PAR) e Avaliação Nacional de Aprendizagem (ANA), articuladas ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

Palavras-chave


Gestão. Processo alfabetizador da criança. Políticas públicas em educação.

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