ABORDAGENS SOBRE O UNIVERSO DA ARTE NA INFÂNCIA: olhares de pedagogas

  • Cremilda Ferreira de CARVALHO UFMS/CPAQ
  • Lívia Maria Magalhães RAVAGLIA UFMS/CPAQ
  • Maiara Acunha FAUSTINO UFMS/CPAQ
  • Tatiane Galvão DOVALE UFMS/CPAQ
  • Thais Duarte STAUFFER UFMS/CPAQ
  • Vanessa Aguero dos SANTOS UFMS/CPAQ
Palavras-chave: Arte. Educação. Pedagogia.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo contribuir com reflexões sobre o Universo da Arte sob o olhar de acadêmicas do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)/Campus de Aquidauana (CPAQ) no cenário da Educação Infantil. A finalidade é de refletir sobre como acontece o processo do ensino de arte nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) nos municípios de Aquidauana/MS e Anastácio/MS. O campo das investigações focalizou quatros CMEIs e trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e empírico, por incluir pesquisa de campo. Os estudos justificam-se por sua relevância social, artística, científica e acadêmica. Entre outros autores referendamos Félix (2009), Ferraz (1993), Fusari (2001), Junior (2007), Lima (2012), e documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) e Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil (BRASIL, 1998). Os encaminhamentos do trabalho promoveram condições de discussões entre o grupo e, os resultados apontam que houve mudanças e um certo avanço no que diz respeito a prática pedagógica no ensino de Arte no currículo escolar. Assim, entendemos que as linguagens da arte necessitam de mais incentivo e ação em prol de um desenvolvimento saudável e significativo da criança.

Biografia do Autor

Cremilda Ferreira de CARVALHO, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor – GEPFIP
Lívia Maria Magalhães RAVAGLIA, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS.
Maiara Acunha FAUSTINO, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS
Tatiane Galvão DOVALE, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor – GEPFIP.
Thais Duarte STAUFFER, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS. Membro do grupo de Estudos e Pesquisa em Formação Interdisciplinar do Professor – GEPFIP
Vanessa Aguero dos SANTOS, UFMS/CPAQ
Graduanda do 8º semestre de Pedagogia, UFMS.

Referências

AZEVEDO JUNIOR, José Garcia de. Apostila de Arte: Artes Visuais. São Luís: Imagética Comunicação e Design, 2007. Disponível em: < http://jucienebertoldo.files.wordpress.com/2013/01/apostila-de-artes-visuais.pdf>. Acesso em: 01 out. 2013.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes da educação nacional [recurso eletrônico]. 8. ed. Brasília: Câmara dos Deputados/Edições Câmara, 2013. 45p. Disponível em: < http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_8.ed .pdf?sequence=13>. Acesso em: 07 set. 2013.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a educação Infantil. v. 3. Brasília: MEC, 1998.

FÉLIZ, Marcelo. Tipos de arte corporal e urbana. 2009. Disponível em: < http://m3p2.blogspot.com.br/2009/10/tipos-de-arte-corporal-e-urbana.html>. Acesso em: 01 out. 2013.

FERRAZ, Maria Heloísa C. de T.; FUSARI, Maria F. de Rezende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

FUSARI, Maria F. de Rezende e; FERRAZ, Maria Heloísa C. de T. Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 2001.

LIMA, Silvana. Artes Visuais na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. 2012. Disponível em: < http://silvanapsicopedagoga.blogspot.com.br/2012/03/artes-visuais-na-educacao-infantil.html>. Acesso em: 01 out. 2013.

SILVA, Ana Lúcia G. O Ensino de Arte: contribuições para o processo ensino-aprendizagem no município de Aquidauana. 2005. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2005.

SILVA, Ana Lúcia G. Interdisciplinaridade na Temática Indígena: aspectos teóricos e práticos da educação arte e cultura. 2013. Tese (Doutorado em Educação: Currículo). Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2013.

Publicado
2014-10-31