ARTE E CULTURA NA EDUCAÇÃO: uma parceria imprescindível para aprendizagem

  • Ariane Silva CASTRO SED/MS
  • Glaucimar Carlos SANCHES
  • Rigoberto Delvalle ORTEGA SED/MS
Palavras-chave: Arte. Cultura. Educação.

Resumo

O presente relato tem por objetivo relatar a importância da arte e cultura serem inseridas dentro da educação. A Arte e a Cultura estão presentes em toda a sociedade. Afirmamos isso através da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei nº 9.394/96, que veio garantir este espaço à educação infantil bem como o da arte neste contexto. Assim, de acordo com que foi instruído abordaremos algumas práticas já inseridas dentro e fora de sala de aula, relatando seu desenvolvimento e sua avaliação dentro da instituição. Alguns pressupostos teóricos da educação serviram de base para nossa leitura dos autores como Ferraz e Fusari (1999); Neri (2010); Heijmans (2013); D’Aquino (1980), dentre outros. Percebemos o quanto é importante estudar a arte e cultura nas escolas, pois proporciona aos estudantes, outra visão de mundo, ampliando o seu conhecimento, levando-os a obterem, ao menos teoricamente, com culturas diferentes, hábitos e costumes distintos.

Biografia do Autor

Ariane Silva CASTRO, SED/MS
Professora formada em Pedagogia Licenciatura - Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana; Atualmente trabalhando na Rede Estadual de Ensino como Professora Gerenciadora de Tecnologias e Recursos Midiáticos na Escola Estadual Maria Corrêa Dias – Anastácio/MS.
Glaucimar Carlos SANCHES

Professor formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana; Pós Graduando em Educação Infantil pela UFMS e Psicopedagogia pela Unigran.

Rigoberto Delvalle ORTEGA, SED/MS

Professor formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana; Atualmente trabalhando na Rede Estadual de Ensino na Escola Estadual Maria Corrêa Dias, Roberto Scaff e na Escola Particular Irene Cicalise.

Referências

FERRO, O. M. dos R.; LOPES, Z. de A. L. Educação e cultura: lições históricas do universo Pantaneiro. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2013.

HEIJMANS P. M. Arte: uma linguagem natural. Disponível em: < http://www.fae.ufmg.br/setimaarte/images/pdf/heijmans-pierre-arte-umalinguagem-natural.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2014.

HEIMBACH, N. Cultura regional e o ensino da Arte: caminho para uma prática intercultura? Estudo de Caso: Escola Municipal Sulivam Silvestre de Oliveira – Tumume Kalivono “Criança do Futuro”. 2008. 138f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-Gradução em Educação, Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS, 2008.

NERI, N. de S. O lugar da arte-educação no ensino fundamental. Disponível em: < http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/MONOGRAFIA-Nanete-de-Souza-Neri.pdf>. Acesso em: 30 maio 2014.

OS SARAUS estão de volta. Disponível em: < http://www.escolavillare.com.br/artigos/os-saraus-estao-de-volta/>. Acesso em: 23 maio 2014.

UNESCO [Informações dispersas]. Disponível em: < http//www.unesco.org.br>. Acesso em: 13 set. 2011.

Publicado
2014-10-31