A Criança e o Consumo na Escola

  • Wilson Rodrigues de Sousa Junior
  • Teresa Cristina Janes Carneiro
Palavras-chave: Consumo, Crianças, Consumo infantil, Comportamento do Consumidor, Material Escolar

Resumo

A pesquisa visa compreender a escolha, utilização e significação para as crianças dos bens relacionados à sua vida escolar. A coleta de dados deu-se por observação e entrevistas com 40 alunos do 6º ano de uma escola particular de ensino fundamental e médio, a maioria com 10 anos de idade. As análises mostraram que as crianças consideram-se influenciadores na decisão de compra de produtos utilizados por elas na escola e não são totalmente passivas em relação aos anúncios publicitários, ficando atentas após se sentirem enganadas. A televisão e o cinema influenciam na escolha das personagens favoritas que enfeitam os materiais escolares, mas há personagens que ganham a preferência mesmo não sendo oriundos do cinema e da TV. As mochilas com rodinhas, lancheiras e os fichários funcionam como classificadores dos grupos etários e assim são justificados pelas crianças ao descartarem ou desejarem esses produtos.

 

Palavras-chave: Consumo; Crianças; Consumo infantil; Comportamento do Consumidor, Material Escolar

Publicado
2013-04-01
Seção
Artigos