O Efeito do Composto de Marketing na Imagem de Marca e Lealdade dos Clientes de Moda Casual

  • Byanka Sheimy Uehara
  • Paola Linhares Rosa
  • Thelma Valéria Rocha
Palavras-chave: Estratégia de Marketing, Marca, Zara, Hering Stores

Resumo

Este estudo analisa a influência da gestão do composto de marketing na formação da imagem de marca na lealdade dos consumidores de moda casual, jovens de classe A/B na cidade de São Paulo. Para tanto, a revisão teórica aborda o composto de marketing varejista, a imagem de marca e lealdade. Na parte empírica do estudo, é desenvolvida uma survey com 200 consumidores que já haviam comprado nas duas redes de varejo de vestuário: Zara, marca do grupo espanhol Inditex S.A., e a Cia Hering. Como resultados, verifica-se que o Produto é o atributo mais valorizado na hora da compra e o mais propício a gerar lealdade no consumidor. Como contribuições, este estudo inova ao abordar a formação da lealdade e imagem da marca no comércio varejista brasileiro, e corrobora com a discussão sobre como é formada a lealdade no varejo.
Publicado
2015-04-01
Seção
Artigos