FORMAÇÃO PREDOMINANTE DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS NAS EMPRESAS DO SETOR MOVELEIRO DE RODEIRO-MG

  • léo Martins Sampaio Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
  • Romário Machado Ferreira Faculdade Governador Ozanam Coelho (FAGOC)
  • Francisco de Assis Ferreira Centro Universitário UNIFAMINAS
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Departamento de Recursos Humanos. Profissional responsável.

Resumo

Na evolução dos modelos de gestão de pessoas, a ideologia organizacional dominante até o início do século XX, baseava-se no pensamento antagônico em que os objetivos das empresas como, por exemplo, lucro, produtividade e eficácia, e os objetivos dos funcionários, tais como, melhores salários e benefícios, conforto no trabalho, lazer, segurança no trabalho e progresso pessoal, não poderiam ser compatíveis. Considerando que cada vez mais profissionais com formações diferentes atuam no setor de recursos humanos das empresas, devido, principalmente a demanda que vem continuamente crescendo, desta forma, o presente estudo tem por objetivo analisar se as empresas participantes desta pesquisa aderiram à cultura de administração de pessoas, bem como, o perfil do profissional responsável pelas políticas de recursos humanos da empresa. O estudo foi do tipo observacional, transversal, realizado na cidade de Rodeiro, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu em março de 2017. Utilizou-se um questionário estruturado elaborado pelos próprios pesquisadores, sendo todas questões fechadas e, com analise quantitativas dos resultados. Mediante a análise dos dados, verifica-se que dos profissionais entrevistado, 2 (40%) possuem graduação em Administração, 2 (40%) em Psicologia, 1 (20%) em Gestão de Pessoas. Sendo assim, observa-se que a área de gestão de pessoas não se encontra relacionada tão somente com o profissional da Administração. Isso demonstra que a tendência é de que cada vez mais profissionais com formações acadêmicas também em outras áreas, atuem no RH das empresas.

Referências

- Fischer, AL. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. In: Fleury, M.T.L. (org.). As Pessoas na Organização. São Paulo: Gente, 2002.

-Chiavenato, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Elsevier 2004.

- Gil, AC. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 1999.

- Veloso, EFR et al. Gestão de carreiras e crescimento profissional. Rev. bras. orientac. prof., v.12, n.1, p. 61-72, 2011.

- Schette, FR. O papel da psicologia no desenvolvimento de líderes organizacionais, segundo psicólogos e líderes. 2005. 183f. Tese (Pós-graduação). PUC. Campinas, 2005.

Publicado
2018-05-26
Seção
Artigos