Anais do I Encontro em Síntese, Caracterização, Aplicações e Modelagem em Ciência dos Materiais

O I ESCAM vem como objetivo criar um ambiente profícuo para a divulgação, discussão e difusão de projetos e pesquisas relacionadas à área de Ciências dos Materiais. Tendo como meta fomentar uma maior interação entre grupos de pesquisa, de diferentes universidades brasileiras, mas principalmente dos estados do MS e MT, ligados a Ciência e Engenharia de Materiais. Focando também no envolvimento de alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente de pesquisa acadêmica. O Encontro tem como meta situar os alunos com respeito às possibilidades e potencialidades de aprendizagem, formação e carreira que podem ser oferecidas pela pós-graduação no âmbito dos estados do MS e MT. Espera-se assim que um evento regional de pequeno/médio porte que congregue estrategicamente pesquisadores em áreas correlatas propicie um ambiente ameno e rico de discussões.


            Os tópicos serão distribuídos, mas não restritos, nos seguintes temas:

  1. Aplicações (dispositivos eletrônicos, ópticos, sensores químicos (de gases ou líquidos), sensores de pressão, materiais inteligentes, aplicações biológicas).
  2. Materiais (cerâmicas, vidros, cristais, compósitos, polímeros, ferroelétricos, ferromagnéticos, multiferróicos, supercondutores, semicondutores e biomateriais)
  3. Caracterizações elétricas, dielétricas, fenômenos de condução, estudos de
  4. Engenharia de Materiais (síntese, obtenção, processamento, melhoramentos e aplicações).
  5. Novas técnicas de caracterização.
  6. Caracterizações ópticas, estudos de fenômenos ópticos.
  7. Teoria e modelamento, simulação computacional e tópicos relacionados.
  8. Filmes finos e ultrafinos, produção e estudo de materiais em micro e nanoescala.
  9. Espectroscopia Raman e no Infravermelho.
  10. Difração de raios-X.
  11. Microscopia Eletrônica e de Força Atômica