Análise das Políticas Educacionais do Mercosul para Inclusão Digital na Educação

  • Maurinice Evaristo Wenceslau Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Débora de Oliveira Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A globalização reestruturou as relações do mercado, das fronteiras entre os Estados e nos meios de produção, tornando-os dependentes de fatores tecnológicos. A interação com a tecnologia propôs novos paradigmas nas atividades humanas, tornando a inclusão digital fator da própria inclusão social. Este trabalho, parte integrante de pesquisa em andamento, objetivou analisar políticas educacionais sobre o uso de tecnologias na Educação Básica no Mercosul, entendendo a inclusão digital como elementar ao processo educacional contemporâneo. Para isto, utilizamos o método descritivo-explicativo, acessando fontes bibliográficas e documentais utilizadas na análise dos Planos de Ação do Setor Educacional do Mercosul, de 1991 a 2015. Interpretamos que a inclusão digital é questão intrínseca ao Mercosul, pela origem do bloco ser reflexo da globalização e pela inclusão digital formar um espaço social a ser ocupado pelo cidadão. Os resultados sugerem uma compreensão incialmente utilitarista, que se ocupou da produtividade do sujeito e no seu incremento para modernizar o Estado; e é posteriormente suplantada pela ideia de que a inclusão digital nos sistemas educacionais corresponde ao incremento na qualidade da Educação, como favorecimento à própria inclusão social.

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Biografia do Autor

Maurinice Evaristo Wenceslau, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Doutora em Direito das Relações Sociais - PUC-SP/2005. Professora da Graduação em Direito e do Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos FADIR/UFMS. Líder do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Estudos e Pesquisa em Direitos Difusos (LEDD)”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
Débora de Oliveira Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduanda em Direito - FADIR/UFMS – Graduação em andamento. Aluna do curso de Graduação em Direito pela FADIR/UFMS. Integrante do Grupo de Pesquisa “Laboratório de Estudos e Pesquisa em Direitos Difusos (LEDD)”. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2017-04-12
Como Citar
Wenceslau, M. E., & Santos, D. de O. (2017). Análise das Políticas Educacionais do Mercosul para Inclusão Digital na Educação. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 22(42/44). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/3370