Análise das Políticas Educacionais do Mercosul para Inclusão Digital na Educação
Resumo
A globalização reestruturou as relações do mercado, das fronteiras entre os Estados e nos meios de produção, tornando-os dependentes de fatores tecnológicos. A interação com a tecnologia propôs novos paradigmas nas atividades humanas, tornando a inclusão digital fator da própria inclusão social. Este trabalho, parte integrante de pesquisa em andamento, objetivou analisar políticas educacionais sobre o uso de tecnologias na Educação Básica no Mercosul, entendendo a inclusão digital como elementar ao processo educacional contemporâneo. Para isto, utilizamos o método descritivo-explicativo, acessando fontes bibliográficas e documentais utilizadas na análise dos Planos de Ação do Setor Educacional do Mercosul, de 1991 a 2015. Interpretamos que a inclusão digital é questão intrínseca ao Mercosul, pela origem do bloco ser reflexo da globalização e pela inclusão digital formar um espaço social a ser ocupado pelo cidadão. Os resultados sugerem uma compreensão incialmente utilitarista, que se ocupou da produtividade do sujeito e no seu incremento para modernizar o Estado; e é posteriormente suplantada pela ideia de que a inclusão digital nos sistemas educacionais corresponde ao incremento na qualidade da Educação, como favorecimento à própria inclusão social.Downloads
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