Leitura de Imagem: reflexões e possibilidades teórico-práticas

Josie Agatha Parrilha da Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves

Resumo


Neste ensaio, um relato de experiência, trazemos alguns questionamentos sobre a leitura de imagens. Desenvolvemos essa proposta em um curso/disciplina oferecida no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência da UNESP de Bauru. O curso foi permeado de teoria e prática e o organizamos em (três) momentos, assim intitulados: Introdução ou Primeiro Momento, Imagens e Teorias; Proposta de Leitura de Imagens. Aqui apresentaremos as discussões teóricas, pois a prática requer participação interativa, o que não é possível fazer neste espaço. Esperamos que este ensaio contribua para um revisitar da possibilidade de leitura de imagens no âmbito individual e no ensino escolar

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Arns Poética. Coleção Ensaios, 1993.

BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 1999.

BOCK, Ana Maria. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. São Paulo: Saraiva, 2004.

GOMBRICH, Ersnt Hans Josef. A História da Arte. 16ª. ed. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1999.

JOLY, Martine. Introdução à Análise da Imagem. 14ª.ed. Campinas: Papirus, 2010.

MITOLOGIA GREGA. Proteus, dons proféticos e reveladores do destino. Texto original de Lucia de Belo Horizonte. 11 de maio de 2015. Disponível em: . Acesso em 10 de ago. de 2016.

PANOFSKY. E. Significado nas Artes Visuais. Trad. M. C. F. Keese e J. Guinsburg 3ª. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2003.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo. Melhoramentos. 2012.

SANTAELLA, Lucia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

SILVA, J. A. P. da; DANHONI NEVES, M. C. Codex Cigoli-Galileo: ciência, arte e religião num enigma copernicano. Maringá: EDUEM, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.