Foco e Escopo

A PAPÉIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens tem como objetivo a divulgação de ensaios inéditos, resenhas, resumos expandidos e entrevistas, elaborados por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, voltados para a grande área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente para as linhas de pesquisa do Programa, e que apresentem contribuições relevantes para a ampliação e o aprofundamento do debate teórico, da análise de questões estéticas e culturais.

Os trabalhos submetidos à comissão editorial e que atendam à linha editorial da revista são encaminhados para análise, por meio de submissão anônima, a dois pareceristas ad hoc.

A partir de 2006, ano de implantação do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, a Revista Papéis aceita contribuições com as seguintes temáticas: as edições de número ímpar se dedicam aos estudos linguísticos e de semiótica; e de número par se dedicam aos estudos da literatura.

Para os estudos linguísticos e de semiótica, aceitam-se artigos sobre:

Descrição e análise linguística: estudos relativos às várias dimensões do saber linguístico, tendo a língua como complexo fenômeno de natureza sociocultural e histórica.

Práticas e objetos semióticos: estudos sobre os procedimentos de organização textual, as variáveis sócio-históricas ou condições de produção que engendram o sentido do discurso em relação ao contexto.

Linguagens, Identidades e Ensino: estudos de linguagens e de sua relação com as diferentes mediações tecnológicas, com questões ligadas ao ensino-aprendizagem de línguas, literatura e outras linguagens, além de questões culturais e identitárias.

Para os estudos literários, aceitam-se artigos sobre:

Representação, Cultura e Literatura: investigações cuja tônica é transrelacional e tem por base tanto a cultura como a literatura como formas de traduzir as realidades empírica e simbólica. Essa tradução se faz pela representação e sua capacidade de conferir às palavras, aos objetos, aos sujeitos e às suas ações significados que não são reflexivos, porém modos diversos de exposição das diferentes experiências do sujeito, por meio de escolhas individuais que vão da escrita à forma literária. Atendendo a uma demanda regional, contempla o lugar da literatura na educação básica, por meio do letramento literário, com ênfase na diversidade de abordagens do texto artístico-literário.

Estudos Transdisciplinares: A começar pelo prefixo trans, tomado como “para além de” em contextos de diálogo e de (re)conciliação, esta linha contempla investigações que (re)visitam situações e condições teóricas clássicas e modernas dos campos da arte, da literatura  e da cultura, implicando, necessariamente, em um saber compartilhado e em constante (re)avaliação não somente sob a inflexão da ciência, mas também da intuição, da sensibilidade e das mentalidades.

Processo de Avaliação pelos Pares

Todos os artigos recebidos são submetidos à apreciação de dois membros de nosso Conselho Editorial ou de pareceristas "ad hoc", de acordo com a avaliação do tipo "duplo-cego": os autores não são identificados nos artigos enviados para avaliação, bem como os pareceristas não são identificados quando o resultado da avaliação é enviado aos autores. Os pareceristas são selecionados conforme a área de atuação, produção acadêmica ou conhecimento em relação à temática do artigo.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Histórico do periódico

Nascida em 1997, a Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, passou do suporte impresso para o digital em 2013.

Em 2019, assume sua nova equipe editorial, com nova configuração, a fim de atender aos padrões de qualidade nacionais e internacionais, na busca de ser melhor qualificada nas avaliações de Periódicos da CAPES.