Cordialidade: via de mão única – o mesmo que vai... volta na contramão: apontamentos acerca de “Traços Biográficos de Lalino Salãthiel ou A Volta do Marido Pródigo”

  • Elanir França Carvalho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Sagarana, Representação social, Cordialidade, Caráter nacional.

Resumo

Ao autor João Guimarães Rosa (1908-1967) atribui-se qualificativo de “pensador do Brasil”, assim como outras fórmulas correlatas: por exemplo, “retratista”, “intérprete” do país. A referência o ajusta ao lado dos clássicos ensaístas nacionais da primeira metade do século XX. Esta abordagem de “Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo”, da obra Sagarana (1946), acompanha tal perspectiva. A narrativa dramatiza um dilema brasileiro, representando, de forma cômico-satírica, certas condições e aspectos da organização, formação de nossa sociedade, no âmbito sociopolítico. Na urdidura literária articulam-se imbricadas temática e forma estrutural do enredo na produção de sentidos. O recorte deste estudo centra seu argumento na elaboração literária da narrativa e no conceito de “cordialidade”, de Sérgio Buarque de Holanda. A propósito da atualidade e força do debate acerca do tema, ainda na ordem do dia, o sociólogo Francisco de Oliveira publicou artigo intitulado “Jeitinho e jeitão – uma tentativa de interpretação do caráter brasileiro” (2012), tendo como tese a defesa de que atributos das classes dominantes brasileiras são transmitidos às classes dominadas, o que constitui o caráter nacional. Circunscritos ao âmbito dessas questões convergem os apontamentos propostos sobre o texto rosiano.

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Como Citar
Carvalho, E. F. (1). Cordialidade: via de mão única – o mesmo que vai. volta na contramão: apontamentos acerca de “Traços Biográficos de Lalino Salãthiel ou A Volta do Marido Pródigo”. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 17(34), 45-58. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3028
Seção
Artigos - Literatura, Estudos Comparados e Interartes