Os recursos semióticos e a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa: práticas de leitura e produção textual
Resumo
Este artigo propõe trazer uma abordagem acerca dos conceitos de semiótica e multimodalidade, bem como tratar das práticas de leitura e produção textual desenvolvidas em uma instituição pública de ensino, com uma turma de ensino médio. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Santaella (1983), Greimas e Courtés (2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. A partir das abordagens teóricas foram desenvolvidas atividades nas aulas de Língua Inglesa, através de estratégias de leitura nesse idioma. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes analisaram textos disponíveis no meio social, dispostos em diferentes modos, ou seja, em diferentes formatos de representação do texto e contendo variados recursos semióticos: imagem, elementos gráficos, linhas e cores, produzindo o texto escrito. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, os aprendizes puderam compreender o todo significativo e com isso desenvolver sua própria produção textual.
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