Os recursos semióticos e a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa: práticas de leitura e produção textual

  • Carla Luciane Klos Schöninger Instituto Federal Farroupilha
  • Jessica Maia Fadrique Instituto Federal Farroupilha
  • Iasmin Asmmann Instituto Federal Farroupilha
Palavras-chave: Multimodalidade, Semiótica, Ensino de Língua Inglesa.

Resumo

Este artigo propõe trazer uma abordagem acerca dos conceitos de semiótica e multimodalidade, bem como tratar das práticas de leitura e produção textual desenvolvidas em uma instituição pública de ensino, com uma turma de ensino médio. Os pressupostos teóricos abordados consideram as perspectivas de Dionísio (2013), sobre as múltiplas linguagens no Ensino Médio, Santaella (1983), Greimas e Courtés (2008), no que se refere à semiótica, Kress (2010) e Kress e Leeuwet (1996), tratando da multimodalidade. A partir das abordagens teóricas foram desenvolvidas atividades nas aulas de Língua Inglesa, através de estratégias de leitura nesse idioma. Os resultados foram significativos, pois os aprendizes analisaram textos disponíveis no meio social, dispostos em diferentes modos, ou seja, em diferentes formatos de representação do texto e contendo variados recursos semióticos: imagem, elementos gráficos, linhas e cores, produzindo o texto escrito. Portanto, a partir de práticas de recepção envolvendo leitura de textos, os aprendizes puderam compreender o todo significativo e com isso desenvolver sua própria produção textual.

 

Biografia do Autor

Carla Luciane Klos Schöninger, Instituto Federal Farroupilha

Doutoranda em Letras: Estudos Literários na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Linha de Pesquisa: Teoria, Crítica e comparatismo. Mestre em Letras: Literatura pela URI (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões- Campus Frederico Westphalen). Pós-graduada em Língua e Cultura Inglesa (URI), especialista em Mídias na Educação (IFSUL), Graduada em Letras: Português, Inglês e respectivas literaturas (URI), Graduada em Espanhol (UFPEL). Professora de Português, Literatura e Inglês no Instituto Federal Farroupilha-Campus Panambi. Estuda principalmente: literatura comparada, multimodalidade e letramento no ensino de língua

Jessica Maia Fadrique, Instituto Federal Farroupilha
Acadêmica do Curso de Sistemas para Internet no IFFAR.
Iasmin Asmmann, Instituto Federal Farroupilha
Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas

Referências

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Publicado
2018-03-16
Como Citar
Schöninger, C. L. K., Fadrique, J. M., & Asmmann, I. (2018). Os recursos semióticos e a multimodalidade no ensino da Língua Inglesa: práticas de leitura e produção textual. Papéis: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Estudos De Linguagens - UFMS , 20(39), 193-219. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/3398
Seção
Artigos - Linguística e Semiótica