Artigo Original: <br>Fatores associados a infecções hospitalares causadas por microorganismos multirresistentes num hospital de ensino. PECIBES, 52-57, 2016.

  • Carlos César Bontempo Ferraz
  • Fernanda Barrios Ortega Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Rômulo Botelho Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS
  • Lucas Rasi Cunha Leite Universidade Católica Dom Bosco-UCDB
  • Cacilda Rocha Hildebrand Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian-Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

OBJETIVO: Conhecer os fatores associados às infecções hospitalares causadas por microrganismos multirresistentes num hospital de ensino de Campo Grande/MS no ano 2012. MÉTODOS: Trata-se de um estudo transversal descritivo, realizado por fontes de dados secundários. Utilizou-se as informações de 110 pacientes, separados em três grupos de análise de acordo com os resultados de exames de cultura. RESULTADOS: Mais de 68% dos pacientes era sexo masculino, e cerca de 42,7% tinha idade igual ou superior a 60 anos, com média de idade de 54,27 anos (± 18,55).  No tempo de internação, pôde-se relacionar esta variável ao aumento do desenvolvimento de infecções multirresistentes, onde 42,6% dos pacientes com mais de 21 dias internados pertenciam ao grupo multirresistente. Quanto ao desfecho da internação, 48,4% dos óbitos foram do grupo multirresistente e o inverso ocorreu em relação ao grupo negativo, com 57,3% das altas hospitalares. Pacientes com baixa dependência de cuidados representaram 80,77% do grupo negativo, e os semi-intensivos e intensivos compuseram 83,3% do grupo de indivíduos com culturas multirresistentes. CONCLUSÃO: Tais evidências apontaram ligação do tempo de internação, desfecho e sistema de classificação de pacientes como fatores interferentes nas infecções causadas por microrganismos multirresistentes.

Publicado
2017-09-18
Como Citar
BONTEMPO FERRAZ, C. C.; ORTEGA, F. B.; SILVA, R. B.; LEITE, L. R. C.; HILDEBRAND, C. R. Artigo Original: <br&gt;Fatores associados a infecções hospitalares causadas por microorganismos multirresistentes num hospital de ensino. PECIBES, 52-57, 2016. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 2, n. 2, 18 set. 2017.
Seção
Artigos Originais