Breve Comunicação Interdisciplinar: <br>Atendimento multiprofissional ao paciente com esclerose lateral amiotrófica: um relato de caso. PECIBES, 13-16, 2016.

  • Aryne Arnez
  • Anna Caroline Milani
  • Mayara Bontempo Ferraz
  • Aline Bergman de Souza Herculano
  • Camila Nunes de Souza
  • Ramon Moraes Penha

Resumo

A Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) é uma doença neurodegenerativa que ocorre devido à degeneração progressiva de neurônios motores superiores e inferiores. Porém, não há acometimento da atividade intelectual e cognitiva dos pacientes Este estudo de caso trata-se de um paciente com ELA assistido pela equipe multiprofissional da Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico no período de Outubro a Novembro de 2015. O paciente era do sexo masculino, 59 anos, residente em Aquidauana/MS, etilista, diagnosticado com ELA há 3 meses. O mesmo foi admitido em Setembro na área vermelha do Pronto Atendimento Médico de um hospital de ensino, proveniente do município de origem, sendo entubado em ventilação mecânica invasiva. Em seguida foi transferido para o Centro de Terapia Intensiva e depois para a enfermaria da Clínica Médica. Nessa enfermaria foi admitido pela equipe multiprofissional. As condutas se basearam no estudo acerca da doença e a elaboração de um plano de cuidados, onde foram estabelecidas metas para serem alcançadas durante o período de internação. Tendo em vista a rápida evolução da doença e as múltiplas necessidades humanas apresentadas pelo pacientes com ELA, a atuação multiprofissional mostrou-se essencial para o cumprimento das necessidades e a manutenção da dignidade do paciente.

Publicado
2017-08-22
Como Citar
ARNEZ, A.; MILANI, A. C.; FERRAZ, M. B.; HERCULANO, A. B. DE S.; SOUZA, C. N. DE; PENHA, R. M. Breve Comunicação Interdisciplinar: <br&gt;Atendimento multiprofissional ao paciente com esclerose lateral amiotrófica: um relato de caso. PECIBES, 13-16, 2016. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 2, n. 1, 22 ago. 2017.
Seção
Artigos Originais