Breve Comunicação Interdisciplinar: <br>Presença de Staphylococcus epidermidis em recém-nascidos com infecção grave em UTI neonatal. PECIBES, 22-25, 2016.

  • Kelly Lopes de Araújo Appel
  • Reynaldo Bueno Junqueira Reis
  • Almir de Sousa Martins
  • Anna Maria Duarte Miglioli
  • Carmen Silvia Martimbianco de Figueiredo
  • Paula Cristhina Niz Xavier
  • Durval Batista Palhares

Resumo

Estudos indicam o Staphylococcus epidermidis como um dos agentes infecciosos mais importantes na infecção hospitalar (IN), cuja incidência ainda é pouco conhecida. O presente estudo teve por objetivo identificar esta bactéria em sangue de recém nascidos (RNs) por meio da reação em cadeia da polimerase convencional (PCR) e em tempo real (qPCR) verificando sua frequência. Foram coletadas 45 amostras de sangue periférico para hemocultura, extração do DNAgenômico e PCR. Ahemocultura foi capaz de detectar Staphylococcus epidermidis em 13,3% das amostras investigadas, enquanto o PCR convencional detectou 17,8% e qPCR 100% de amplicons alvos de Staphylococcus epidermidis em DNAdas amostras positivas pelo método da PCR convencional. Os resultados da qPCR mostraram maior sensibilidade para a detecção de Staphylococcus epidermidis no sangue e deverá ser uma ferramenta fundamental para futuras triagens em estudos epidemiológicos mais amplos na suspeita de sepse neonatal. Os fatores de risco, juntamente com observações clínicas e diagnóstico precoce advindo da PCR poderão contribuir de forma decisiva para o diagnóstico eficiente e terapia medicamentosa específica.

Publicado
2017-08-22
Como Citar
APPEL, K. L. DE A.; REIS, R. B. J.; MARTINS, A. DE S.; MIGLIOLI, A. M. D.; FIGUEIREDO, C. S. M. DE; XAVIER, P. C. N.; PALHARES, D. B. Breve Comunicação Interdisciplinar: <br&gt;Presença de Staphylococcus epidermidis em recém-nascidos com infecção grave em UTI neonatal. PECIBES, 22-25, 2016. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 2, n. 1, 22 ago. 2017.
Seção
Artigos Originais