Artigo Original: <br>Conhecimento, interesse e importância da Lei n. 11.196/05 (Lei do Bem) na consolidação da produção científica. PECIBES, 41-48, 2017.

  • Michel Canuto de Sena UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Andreia Conceição Milan Brochado Antoniolli Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal
  • Paulo Roberto Haidamus Oliveira Bastos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Rodrigo Juliano Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento, o interesse e a aceitação acerca dos benefícios tributários, previstos na Lei do Bem, e sua utilização na consolidação da produção científica. Dos 57 Pesquisadores Produtividade do CNPq nas áreas de Farmácia, Farmacologia e Biotecnologia que responderam o questionário, 34 (59,6%) informaram conhecer a Lei do Bem e 23 (40,4%) relatam desconhecê-la. Quando questionados em relação ao pleito dos benefícios, nove (26,6%) informaram ter solicitado em algum momento de sua carreira, 19 (55,8%) que não solicitaram e seis (17,6%) não responderam à questão. Diante do exposto, considera-se que a Lei do Bem é capaz de promover o financiamento dos processos de inovação tecnológica no Brasil, bem como é importante para a consolidação da produção científica dos pesquisadores produtividade do CNPq junto as área de Farmácia, Farmacologia e Biotecnologia dentre outras. No entanto, o desconhecimento sobre a Lei do Bem, de como buscar os parceiros e como efetivar os benefícios, associados à falta de assessoria jurídica e demasiada burocracia, são possíveis impedimentos na utilização dos benefícios fiscais da Lei do Bem.

Publicado
2017-11-29
Como Citar
DE SENA, M. C.; ANTONIOLLI SILVA, A. C. M. B.; DUENHAS MONREAL, M. T. F.; OLIVEIRA BASTOS, P. R. H.; OLIVEIRA, R. J. Artigo Original: <br&gt;Conhecimento, interesse e importância da Lei n. 11.196/05 (Lei do Bem) na consolidação da produção científica. PECIBES, 41-48, 2017. Perspectivas Experimentais e Clínicas, Inovações Biomédicas e Educação em Saúde (PECIBES), v. 3, n. 2, 29 nov. 2017.
Seção
Artigos Originais