Os delineamentos metodológicos nas investigações brasileiras em Educação Estatística

  • Leandro Oliveira Souza Universidade Federal do Amazonas, Itacoatiara-AM
  • Celi Espasandin Lopes Universidade Cruzeiro do Sul
  • Antonio Carlos Souza Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá-SP
Palavras-chave: Pesquisa, Educação Estatística, Educação Matemática

Resumo

Neste texto apresenta-se uma análise hermenêutica sobre as tendências metodológicas aplicadas nas investigações sobre Educação Estatística no cenário brasileiro, destacando suas contribuições para a área e nossa compreensão sobre novas oportunidades de pesquisa. Buscando responder à questão: “Quais abordagens metodológicas têm prevalecido nas pesquisas em Educação Estatística e quais as razões que determinam essa prevalência?”, o foco deste estudo foram teses de doutorado defendidas até 2007, duas revistas científicas:  Bolema e Educação Matemática e Pesquisa, além dos anais da Conferência Interamericana de Educação Matemática de 2011 e 2015. Os resultados apontam não apenas que a formação acadêmica do pesquisador e o envolvimento profissional são fatores que irão determinar o delineamento dos aspectos metodológicos e a escolha dos sujeitos envolvidos em seus trabalhos de pesquisa, mas também que a Educação Estatística está carente de pesquisas voltadas para os anos iniciais do Ensino Fundamental e que envolvam recursos tecnológicos.

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Publicado
2015-12-18
Como Citar
SOUZA, L. O.; LOPES, C. E.; SOUZA, A. C. Os delineamentos metodológicos nas investigações brasileiras em Educação Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, n. 18, 18 dez. 2015.