Análise das manifestações e influências de um Contrato Didático em uma aula de correções de exercícios sobre as Classes do Sistema de Numeração Decimal

Juliana Pires Silva, Daiana Zanelato dos Anjos

Resumo


Neste artigo, analisamos as relações didáticas estabelecidas entre uma professora de matemática e os alunos do 6º ano do ensino fundamental durante uma aula de correção de exercícios sobre o Sistema de Numeração Decimal. Desta análise, apontamos os possíveis elementos que compõe o Contrato Didático firmado entre a professora e os seus alunos. Também verificamos a existência de rupturas e negociações neste contrato e identificamos a existência de efeitos, ocasionados por rupturas. Além disso, investigamos se as cláusulas do contrato vigente do ensino formal de matemática, citadas por Flores e Moretti (2008), aparecem nesta relação. Os resultados apontam que muitas das regras estabelecidas em sala refletem a posição da professora como gerenciadora deste ambiente e que os estudantes estão presos a algumas cláusulas vigentes do ensino formal de matemática e ao próprio meio conduzido pela professora. Ainda, percebemos a importância deste conceito teórico como instrumento de reflexão e avaliação por parte do professor diante do processo de aprendizagem dos alunos e da sua própria formação.


Palavras-chave


Contrato Didático; Relação Didática; Aula de Matemática

Texto completo:

306-326

Referências


BROUSSEAU, G. Fondements et méthodes de la didactique dês mathématiques. Recherches em Didactique dês Mathématiques, vol. 7, no. 2, Grenoble, 1986.

______, G. Fundamentos e métodos da didática da matemática. In: BRUN J. Didáctica das matemáticas. Horizontes Pedagógicos: Instituto Piaget, Lisboa, 1996.

D’AMORE, B. Epistemologia, Didática da Matemática e Práticasde Ensino. Bolema, Rio Claro (SP), Ano 20, nº 28, 2007, pp. 179 a 205.

FLORES, C. R. , MORETTI, M. T. Didática Geral. Florianópolis : UFSC/EAD/CED/CFM, 2008.

FRANCHI, Anna. Compreensão das situações multiplicativas elementares.1995. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 1995.

JONNAERT, P. Dévolution versus contre-dévolution !Un Tandem Incontournable pour le contrat didactique. In : RAISKY, C. ; CAILLOT, M. (éds) Au-delà des didactique: débats autour de concepts fédérateur. Belgium: De Boeck & Larcier SA, 1996 (Tradução livre de Elio Ricardo)

MORETTI, M. T.; FLORES, C. R. Elementos do contrato didático. (Ensaio) Mimeo. UFSC, 2002.

PAIS, L.C. Didática da Matemática :Uma análise da influência francesa. Autêntica : Belo Horizonte. 3 ed. 2011

SILVA, B. A. da. Contrato didático.In: MACHADO, S. D. et al. Educação Matemática: uma introdução. São Paulo. EDUC. 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador