Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática

  • Elenice Josefa Kolancko Setti Instituto Federal do Paraná
  • Rodolfo Eduardo Vertuan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Saberes Docentes. Prática Docente. Modelagem Matemática.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca da prática docente da professora-pesquisadora, primeira autora deste trabalho, em sua primeira experiência fazendo uso de uma atividade de Modelagem Matemática com alunos que também não conheciam a metodologia. Nesse contexto, o artigo busca discutir “Quais aspectos da prática docente se revelam em uma primeira experiência de alunos e docente com atividades de Modelagem Matemática?”. Verificou-se que alguns dos aspectos que emergiram da prática docente nessa experiência são também comuns nas aulas dessa professora, mesmo quando não utiliza modelagem, outros mostraram-se específicos do ambiente proporcionado pela Modelagem (considerando as especificidades dessa primeira experiência) e, nesse sentido, alguns aspectos são considerados desafios à professora. Conclui-se que o principal desafio para a prática da professora é saber mediar o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática, para que a aula, de fato, seja investigativa. 

Biografia do Autor

Elenice Josefa Kolancko Setti, Instituto Federal do Paraná
Possui graduação em Licenciatura em Matemática com ênfase em Informática pela Universidade Paranaense - Unipar (2006), Especialização em Ensino de Matemática e Física pela Unipar (2008), Especialização em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão pela Univale (2011) e Especialização em Educação do Campo pela Univale (2012). Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Matemática da UTFPR. Docente do Instituto Federal do Paraná, campus Assis Chateaubriand.
Rodolfo Eduardo Vertuan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Toledo, atua principalmente no curso de Licenciatura em Matemática e no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Matemática (PPGMAT). Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Especialização em Educação Matemática (2005), mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2007) e doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática (2013) também pela Universidade Estadual de Londrina. É coordenador de gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UTFPR e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Educação Matemática (GEPEEM). Atualmente é diretor da regional do Paraná da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM (gestão 2013-2016). Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente em Modelagem Matemática, Metacognição e Mediação Semiótica.
Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL. Licenciada em Ciências, Matemática e Pedagogia. Tem experiência na área de Educação e pesquisa com ênfase na Formação de professores. Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Referências

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SILVA, Karina Pessoa da; VERTUAN, Rodolfo Eduardo. Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2013.

ALROH, elle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem Matemática na Sala de Aula. Perspectiva, Erechim (RS), v. 27, n. 98, p. 65-74, junho/2003.

_________. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n.4, p. 73-80, 2004.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 3ed, 2013.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Espanha, Universidade de Barcelona, nº 19, 2002.

BRASIL. (1999) Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio – MEC/SEMTEC. BRASÍLIA: MEC.

BURAK, Dionísio. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: I Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática. I EPMEM, 2004, Londrina: UEL, Anais... 2004, p. 1-10.

CALDEIRA, Ademir Donizeti. Modelagem Matemática: um outro olhar. ALEXANDRIA, Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.33-54, jul. 2009.

FERRUZZI, Elaine Cristina. ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Diálogos em Modelagem Matemática. Ciência e Educação, Bauru, v.21, n. 2, abr./jun. 2015.

FIORENTINI, Dario. Os professores de Matemática como investigadores e produtores de saberes. In: Conferência de abertura da I Jornada de Educação Matemática, 01 e 02 de julho/1999, Universidade do Contestado, Concórdia – SC. Anais... Concórdia, 1999.

KLÜBER, Tiago Emanuel. BURAK, Dionísio. Concepções de modelagem matemática: contribuições teóricas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 10, n. 1, pp. 17-34, 2008.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E.p.u., 2013.

PONTE, João Pedro da. Pesquisar para compreender e transformar a nossa própria prática. Educar em Revista, 24, 37-66. 2004.

_______. Estudos de Caso em educação Matemática. Bolema, 25, 105-132. 2006.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes, 17ª edição, Petrópolis, 2002.

Publicado
2016-12-27
Como Citar
KOLANCKO SETTI, E. J.; VERTUAN, R. E.; ROCHA, Z. DE F. D. C. Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 9, n. 20, 27 dez. 2016.