Livro Didático e Apropriação de Conceitos Algébricos: uma análise na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural

Juciane Teixeira Silva, Marilene Ribeiro Resende

Resumo


O texto apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar se a abordagem proposta nos livros escolares de matemática do 8º ano do Ensino Fundamental, adotados na rede municipal de ensino de Uberaba/MG, nos últimos cinco anos, favorece a apropriação de conceitos algébricos na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Há uma tendência de não enfatizar o transformismo algébrico. Os livros trazem fragmentos de história da matemática, situações-problemas ligadas a outras áreas do conhecimento e da matemática, como a geometria, ou seja, há uma busca de “contextualização” dos conceitos algébricos. Entretanto, essa abordagem tem subjacente a lógica da generalização empírica

Palavras-chave


Apropriação de Conceitos Algébricos. Livro Didático. Teoria Histórico-Cultural

Texto completo:

388-408

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