Análise Praxeológica de Funções Trigonométricas em um Livro Didático do Ensino Médio

Helder Lima Silva, Afonso Henriques, Rogério Pedro Fernandes Serôdio

Resumo


Neste trabalho temos por objetivo identificar as praxeologias de Funções Trigonométricas presentes em um Livro Didático de Matemática adotado no 2º ano do Ensino Médio como instituição de referência. Utilizamos como metodologia de pesquisa a Análise Institucional & Sequência Didática proposta por Henriques. Como fundamentação, apoiamo-nos na Teoria Antropológica do Didático (TAD) proposta por Yves Chevallard considerando o estudo da organização matemática como meio para evidenciar os tipos de tarefas, técnicas, tecnologia e teoria presentes no Livro Didático. Como resultado, observamos uma organização praxeológica completa, na qual o autor do livro parte do tipo de tarefa para revelar as técnicas, a tecnologia e a teoria, seguindo, portanto, a praxeologia modelada de um Livro Didático.


Palavras-chave


Funções Trigonométricas; Ensino Médio; Organização matemática; Estrutura Organizacional do Livro Didático

Texto completo:

409-432

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