Registros de Representação Semiótica Mobilizados em Produções Stricto Sensu sobre Matemática Financeira no Ensino Médio: uma meta-análise

TIELE AQUINO SHUNEMANN, Rita de Cássia Pistóia Mariani

Resumo


Resumo

 

Este artigo objetiva identificar os registros de representação semiótica mobilizados em quatro investigações stricto sensu, produzidas por instituições brasileiras que enfatizaram conceitos/conteúdos de Matemática Financeira, desenvolvidas por meio de atividades didáticas com alunos do Ensino Médio. Para tanto, adotou-se o referencial teórico dos registros de representação semiótica (DUVAL, 2003, 2009, 2011) e os pressupostos metodológicos da meta-análise (BICUDO, 2014). A triagem das produções ocorreu por meio de um mapeamento que identificou cinquenta e oito investigações, considerando as palavras-chave “matemática financeira” e “financeira”. As quatro pesquisas selecionadas continham atividades didáticas, envolvendo educação financeira, capitalização composta e/ou séries uniformes e os autores explicitaram, expondo no seu corpus documental, as resoluções de alguns alunos. Por meio da constituição de cinco descritores, a análise dos dados permitiu constatar que, com exceção de uma questão que envolveu também o registro gráfico, os enunciados das atividades foram expressos, exclusivamente, no registro da língua natural. No entanto, as resoluções das atividades mobilizaram os registros algébrico, numérico, tabular, fluxo de caixa, além da língua natural, com tratamentos no registro numérico e fluxo de caixa.

Palavras-chave: Matemática Financeira. Registros de representação semiótica. Meta-análise.


Palavras-chave


Palavras-chave: Matemática Financeira. Registros de representação semiótica. Meta-análise.

Texto completo:

780-796

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