Relações de Poder e Educação Matemática: do poder disciplinar à possibilidade de resistências

Marcos Aurelio Zanlorenzi

Resumo


Com este artigo tenho como objetivo problematizar as maneiras como poder disciplinar é exercido no âmbito da Educação, mais especificamente da Educação Matemática. Também abordo o processo no qual se realiza a passagem do poder disciplinar para o biopoder, considerado fundamento para a constituição de uma sociedade de controle. Também procuro refletir sobre a possibilidade de resistências a essas perspectivas de poder, por meio de propostas de arranjos curriculares diferenciados – como, por exemplo, o currículo entendido como experiência de problematização indisciplinar de práticas culturais etnocomunitárias – e pautados em práticas de insubordinação criativa, como a ação pedagógica proposta pelo Programa Etnomatemática.


Palavras-chave


Relações de poder. Educação matemática. Poder disciplinar. Biopoder. Insubordinação criativa.

Texto completo:

284-305

Referências


BALDINO, R. R. Grupos de Pesquisa-Ação em Educação Matemática. BOLEMA, vol. 14, núm. 15, abril, 2001, pp. 83-103 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro, Brasil.

D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. Insubordinação Criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. BOLEMA, vol. 29, núm. 51, abril, 2015, pp. 1-17 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Rio Claro, Brasil.

DELEUZE, G. Post-scriptum sobre a sociedade de controle. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbar. São Paulo: Editora 34, 1998.

FERRARI, A. and DINALI, W. Herança moderna disciplinar e controle dos corpos: quando a escola se parece com uma "gaiola". Educ. rev. [online]. 2012, vol.28, n.2, pp.393-422. ISSN 0102-4698. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-46982012000200018. Aceso em 21.05.2017.

FOUCAULT, M. Segurança, Território, População: curso no Collège de France (1977 – 1978). Tradução: Eduardo Brandão. – São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_____________. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Tradução: Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 33ª edição, 2007.

_____________. A Ética do Cuidado de Si como Prática da Liberdade. In: FOUCAULT, M. Ética, Sexualidade, Política. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta. Tradução: Elisa Monteiro, Inês Autran Dourado Barbosa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2ª edição, 2006.

_____________. Estratégia, Poder-Saber; organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta. Tradução: Vera Lúcia Avellar Ribeiro. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.

_____________. Em Defesa da Sociedade: curso no Collège de France (1975 – 1976). Trad. Maria Ermantina Galvão. – São Paulo: Martins Fontes, 3ª tiragem, 2002.

_____________. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, H., RABINOW, P. Michel Foucault. Uma Trajetória Filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Tradução: Vera Porto Carrero. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_____________. História da Sexualidade I: A Vontade de Saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal. 1988.

LINS, R. C. Matemática, Monstros, Significados e Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. ; BORBA, M. C. Educação Matemática: pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2ª edição revisada, 2005.

MIGUEL, A. O currículo escolar como experiência de problematização indisciplinar de práticas culturais etnocomunitárias. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO, 2008, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: ENDIPE, 2008.

OREY, D. C. Insubordinações criativas relacionadas com a ação pedagógica do Programa Etnomatemática, pp. 247-268. In: D'AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.) Ousadia criativa nas práticas de educadores matemáticos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2015.

REVEL, J. Nas Origens do Biopolítico: de Vigiar e Punir ao pensamento da atualidade. Trad. Berta Mourad. In: GONDRA, J., KOHAN, W. (Orgs.) Foucault 80 anos. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

VEIGA-NETO, M. Foucault & a Educação, Belo Horizonte: Autêntica, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador