Relações de Poder e Educação Matemática: do poder disciplinar à possibilidade de resistências

  • Marcos Aurelio Zanlorenzi Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Relações de poder. Educação matemática. Poder disciplinar. Biopoder. Insubordinação criativa.

Resumo

Com este artigo tenho como objetivo problematizar as maneiras como poder disciplinar é exercido no âmbito da Educação, mais especificamente da Educação Matemática. Também abordo o processo no qual se realiza a passagem do poder disciplinar para o biopoder, considerado fundamento para a constituição de uma sociedade de controle. Também procuro refletir sobre a possibilidade de resistências a essas perspectivas de poder, por meio de propostas de arranjos curriculares diferenciados – como, por exemplo, o currículo entendido como experiência de problematização indisciplinar de práticas culturais etnocomunitárias – e pautados em práticas de insubordinação criativa, como a ação pedagógica proposta pelo Programa Etnomatemática.

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
ZANLORENZI, M. A. Relações de Poder e Educação Matemática: do poder disciplinar à possibilidade de resistências. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática