Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território

  • Júlio César Gomes de Oliveira "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"
  • Deise Maria Xavier de Barros Souza "Universidade Federal do Mato Grosso do Sul"
Palavras-chave: Currículo de Matemática, Teorizações Contemporâneas, Problematização.

Resumo

Este texto apresenta um exercício de problematização do modo como o currículo de matemática é questionado a partir de alguns estudos desenvolvidos em um grupo de pesquisa, interrogando o que pode um texto-discurso-documento na vida de alunos e de professores na escola e fora dela. Propõe uma maneira-de-enxergar-o-mundo na construção de um caminho de pesquisa construída no percurso. Apresenta como movimento de análise o trabalho de descrever enunciados na articulação de teorizações foucaultianas em uma interlocução com pesquisadores contemporâneos do campo curricular da Educação Matemática. As problematizações de um currículo-texto-discurso-documento em um currículo-espaço-território indicam uma produção e reprodução de identidades. Silenciamentos que delimitam espaços geográficos de atuação social no desenvolvimento de toda uma série de verdades sobre o currículo de matemática. Um jogo discursivo de ajustes de condutas e capacidades para constituir sistemas reguladores e concordes ao movimentar uma tecnologia de exclusão social: currículo-texto-discurso-documento.

Referências

CORADETTI, Camila Aparecida Lopes Manoel. Um olhar contemporâneo para a matemática financeira presente nos livros didáticos do ensino médio. 2017. 125f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

DANTE, Luiz Roberto. Matemática: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Ática, 2013. v. 3.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Trabalhar com Foucault: arqueologia de uma paixão. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FOUCAULT, Michel. As respostas do filósofo. Jornal da tarde, São Paulo, 01 nov. 1975, p. 12-13.

_______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense universitária, 1995, p. 231-249.

_______. Ditos e escritos: estratégia, poder-saber. MOTTA, Manoel Barros da (Org.). Tradução de Vera Lúcia Avellar Ribeiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012. v.4.

_______. A arqueologia do saber. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. – 8. ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013a.

_______. Vigiar e punir. Tradução de Raquel Ramalhete. – 41. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013b, p. 164-185.

_______. O cuidado com a verdade. In:_______. Ditos & Escritos V: Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 234-245.

_______. Microfísica do poder. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GORE, Jennifer. Foucault e a educação: fascinantes desafios. In: SILVA, T. T. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8. ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 9-20.

LARROSA, Jorge. Estudar = estudiar. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Sandra Corazza. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

LECOURT, Dominique. Para una crítica de la epistemologia. Tradução Marta Rojtzman. – 2. ed. – México: Siglo Veintiuno Editores, 1980, p. 104-111.

MIGUEL, Antonio. Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira. Revista do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, v. 9, n. 20, p. 323-365, 2016.

NETO, Vanessa Franco. Competências profissionais de professores de Matemática do ensino médio valorizadas por uma “boa” escola: a supremacia da cultura da performatividade. 2011. 159f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2011.

OLIVEIRA, Júlio César Gomes de. Currículos de matemática no ensino médio: significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica. 2015. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves, (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012, p. 23-45.

SILVA, Marcio Antonio da. Problematizando o Uso das Expressões 'Responsabilidades Sociais' e 'Implicações para a Sala de Aula'. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 328-342, 2016a.

_______. Investigações Envolvendo Livros Didáticos de Matemática do Ensino Médio: a trajetória de um grupo de pesquisa. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, Londrina, v. 9, n.3, p. 36-54, 2016b.

SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros. Narrativas de uma Professora de Matemática: uma construção de significados sobre avaliação. 2015. 204f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

SOUZA, Deise Maria Xavier de Barros; SILVA, Marcio Antonio da. Recuperação Escolar: uma ferramenta de significação no caminho para a seleção de sujeitos sociais. Bolema, Rio Claro (SP), v. 31, n. 57, p. 70-89, 2017.

TADEU DA SILVA, Tomaz. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011a.

_______. O adeus às metanarrativas educacionais. In: _________. (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2011b. p. 249-260.

VEIGA-NETO, Alfredo. Olhares... In: COSTA, Mariza Vorraber (org.); VEIGA-NETO, Alfredo; LARROSA, Jorge; GRUN, Mauro; FISCHER, Rosa Maria Bueno; SILVEIRA, Rosa Maria Hessel; CORAZZA, Sandra Mara. Caminhos investigativos I: novos olhares na pesquisa em educação. – 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 23-38.

_______. Foucault e a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática. Disponível em: http://www.gpcem.com.br/.

Publicado
2017-06-10
Como Citar
OLIVEIRA, J. C. G. DE; SOUZA, D. M. X. DE B. Currículo-Texto-Discurso-Documento-Espaço-Território. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática