Foucault e Deleuze: provocações ao discurso da Educação Matemática

  • Claudia Glavam Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Campus Litoral Norte
  • Alice Stephanie Tapia Sartori Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Foucault, Deleuze, Educação Matemática, Disciplina e Controle

Resumo

Neste artigo temos como objetivo situar os filósofos Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores de nosso pensamento para problematizar a Educação Matemática. Especialmente a temática das “verdades” que compõem o discurso da Educação Matemática e seus efeitos na constituição do sujeito tem sido potente para olhar este campo como um território imerso nas malhas de poder e saber. Assim, pressupomos que os discursos de verdade para o ensino de matemática que atravessam uma determinada época engendram algumas dobras, que de forma sutil, fabricam corpos e almas, fabricam professores e alunos. Nessa perspectiva, desconfiar de tais verdades implica mostrar seu caráter contingente e arbitrário. Trata-se em última instância de des-con-fiar de tais verdades, des-fiar-com Foucault e Deleuze as tessituras, as amarras tão fortemente entrelaçadas que garantem a existência de verdades que nos parecem naturalizadas e que, muitas vezes, parece ser uma heresia questioná-las.

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Publicado
2017-06-10
Como Citar
DUARTE, C. G.; SARTORI, A. S. T. Foucault e Deleuze: provocações ao discurso da Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática, v. 10, n. 22, 10 jun. 2017.
Seção
Foucault, Deleuze e Educação Matemática