Relações entre o Raciocínio Combinatório e o Probabilístico: como estão propostas em currículos prescritos?

Ewellen Tenorio de Lima, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba

Resumo


O presente trabalho consiste em uma análise documental de materiais curriculares nacionais. Tendo em vista o caráter de orientação ao trabalho docente possuído pelos currículos prescritos, buscou-se levantar, em documentos voltados aos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do ensino regular e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PCN, PCN+ e PCEJA (BRASIL, 1997, 1998, 2001, 2002, 2002) –, as orientações referentes ao trabalho com a Combinatória e com a Probabilidade e discutir, especialmente, como são tratadas as relações que se estabelecem entre o raciocínio combinatório e o probabilístico. Constatou-se que, de maneira geral, esses documentos dão indícios das relações existentes entre tais áreas da Matemática. Dessa maneira, é importante que o professor, por meio de sua relação com tais materiais curriculares, promova um trabalho articulado, que pode beneficiar o desenvolvimento dos raciocínios em questão ao longo do processo de escolarização referente à Educação Básica.


Palavras-chave


Combinatória; Probabilidade; Educação Básica; Currículo prescrito

Texto completo:

816-833

Referências


O presente trabalho consiste em uma análise documental de materiais curriculares nacionais. Tendo em vista o caráter de orientação ao trabalho docente possuído pelos currículos prescritos, buscou-se levantar, em documentos voltados aos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, do ensino regular e da modalidade da Educação de Jovens e Adultos – PCN, PCN+ e PCEJA (BRASIL, 1997, 1998, 2001, 2002, 2002) –, as orientações referentes ao trabalho com a Combinatória e com a Probabilidade e discutir, especialmente, como são tratadas as relações que se estabelecem entre o raciocínio combinatório e o probabilístico. Constatou-se que, de maneira geral, esses documentos dão indícios das relações existentes entre tais áreas da Matemática. Dessa maneira, é importante que o professor, por meio de sua relação com tais materiais curriculares, promova um trabalho articulado, que pode beneficiar o desenvolvimento dos raciocínios em questão ao longo do processo de escolarização referente à Educação Básica.


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