Numa medianera da educação matemática: tramar com formação de professores e professoras

Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Giovani Cammarota

Resumo


O artigo engendra uma discussão com formação de professores e professoras tendo como intercessores uma disciplina ministrada na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e o filme Medianeras - Buenos Aires na era do amor virtual. Com o filme, produz-se uma política de narratividade que alinhava com dispositivos que se deram ao longo da disciplina - disparador e caderno de memórias - uma problematização que aponta para uma ética, uma estética e uma política dos processos de subjetivação que se exercitam e produzem em formação de professores e professoras.

Palavras-chave


Formação de Professores. Memórias. Subjetivação.

Texto completo:

152-170

Referências


A ONDA. [s.i.]: Constantin Film Produktion Gmbh, 2008. Son., color. Legendado. ANDRADE, Carlos Drummond de. O sorvete. In: ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos de aprendiz. Rio de Janeiro: Record, 2008. p. 27-36.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de P.P. Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1992. DELEUZE, G; PARNET, C. Tradução E.A. Ribeiro. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. DELEUZE, Gilles; Abecedário de Gilles Deleuze, O. Entrevista com G. Deleuze. Editoração: Brasil, Ministério da Educação, TV Escola, 2001.

_____. Proust e os signos. 2. ed. Tradução A.C. Piquet e R. Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006a.

_____. Diferença e Repetição. 2. ed. revis. e atual. Tradução L. Orlandi; R. Machado. São Paulo: Graal, 2006b. DELEUZE, G; GUATTARI, F.. O que é filosofia?. 2. ed. Tradução B. Prado Júnior e A.A. Nuñoz. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. FÉLIX, Guattari. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Tradução L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2010.

DENTRO da casa. [s.i.]: California Filmes, 2012. Son., color. Legendado.

DOMENICO, Uhng Hur. Memória e tempo em Deleuze: multiplicidade e produção. In Athenea Digital. 2013. p. 179 – 190.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1992.

____ . A hermemêutica do sujeito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

____. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. São Paulo, Edições Loyola, 2012.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.

____. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir mestre. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 26, n. 93, p. 1273-1288, Set./Dez. 2005. LAWRENCE, D. H. O caos da poesia. In: Selected Critical Writings. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Oxford World's Classics, 1998. Disponível em: < http://www.portalentretextos.com.br/gerarpdf/5,818.html >. Acesso em: 20 de set. 2014.

MEDIANERAS: Buenos Aires da era do amor virtual. [s.i]: Rizoma Films, 2011. (95 min.), son., color. Legendado. O SORRISO de Monalisa. [s.i.]: Columbia Pictures Corporation, 2003. Son., color. Legendado. PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. Por uma política de narratividade. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virginia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 150-171.

ROOS, A. P. Nunca se sabe como alguém aprende.... In: II Colóquio Franco-brasileiro de Filosofia da Educação - O Devir-mestre: entre Deleuze e a Educação, 2004, Rio de Janeiro. cd-rom, 2004. v. único.

SOCIEDADE dos poetas mortos. [s.i.]: Disney/Buena Vista, 1989. Son., color. Legendado.

VARELA, F; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador