O Uso do Erro como Estratégia Didática: uma nova perspectiva na reconstrução do conhecimento

  • Maria Luisa Perdigão Diz Ramos Centro Federal de Educação Tecnológica/Cefet-MG – Belo Horizonte – Minas Gerais – Brasil
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul/Unicsul – São Paulo – São Paulo – Brasil
Palavras-chave: Estratégia Didática, Álgebra Booleana, Álgebra Matemática, Tratamento dos Erros, Interação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever a estratégia didática utilizada para identificar e corrigir erros detectados em questões sobre simplificação de expressões usando a álgebra booleana e a álgebra matemática. Para isso, foram realizadas análise de conteúdo e análise de erros em 38 produções escritas de alunos do 1º ano integrado de um curso técnico em uma escola pública de Minas Gerais. A partir das análises realizadas elaborou-se um teste investigativo com a finalidade de se tratar o erro de forma didática. Após a realização do teste investigativo, formaram-se duplas para identificação e correção dos erros, além das intervenções realizadas pela professora. Como resultado, foi possível observar que a maioria dos erros cometidos era proveniente do uso incorreto da propriedade distributiva, mas, por meio da estratégia didática delineada, foi possível utilizar-se do erro na reconstrução do conhecimento.

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Publicado
2014-06-01
Como Citar
RAMOS, M. L. P. D.; CURI, E. O Uso do Erro como Estratégia Didática: uma nova perspectiva na reconstrução do conhecimento. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 1 jun. 2014.