Reflexão sobre minhas aproximações à Matemática, à Educação Matemática e ao Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS

José Luiz Magalhães de Freitas

Resumo


Este artigo se refere a minha participação na mesa-redonda sobre a história do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), durante o XI Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT). Busquei ali relatar, de forma abreviada, algumas lembranças que marcaram minhas sucessivas aproximações à Matemática e a seu ensino e aprendizagem, focalizando mais especificamente estudos e pesquisas que realizei na área de Educação Matemática desde meu ingresso como professor de Matemática na UFMS, em 1983, até a colaboração em criar e implantar o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática dessa universidade, o qual comemorou 10 anos de funcionamento em 2017. Nesse percurso descrevo momentos marcantes de minha trajetória acadêmica, desde meus primeiros passos na escola primária, no ginasial e no colegial, e então na licenciatura em Matemática, no mestrado em Matemática e no doutorado em Didática da Matemática, bem como estudos, pesquisas e práticas de sala de aula, tanto na educação básica quanto no ensino superior.


Texto completo:

675-686

Referências


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