Identidade Profissional de (futuros) Professores que Ensinam Matemática

Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar um ensaio teórico motivado pelo desejo de conhecer quais dimensões estão presentes no movimento de construção/desenvolvimento da identidade profissional de (futuros) professores que ensinam matemática. Essa reflexão é fruto das indagações levantadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática – Gepefopem – que, na última década, investiu esforços em investigar contextos de formação (inicial e continuada) que promovem a aprendizagem de professores e, por conseguinte, o desenvolvimento de sua identidade profissional. Para tanto, foi realizada uma busca na literatura nacional e internacional, para, dentre outros aspectos, identificar os elementos utilizados como lente teórica para análise de projetos e programas de formação de professores que ensinam matemática (PEM) com foco na identidade profissional (IP). Verificou-se que, apesar de haver uma diversidade de estudos que contemplam a IP, poucos ainda dizem respeito especificamente à identidade profissional dos professores que ensinam matemática, muito embora já se vislumbre um crescimento nessa área. Portanto, diante desse cenário, este artigo, baseado em estudos realizados e em reflexões pessoais, aponta que o movimento de construção/desenvolvimento da IP do PEM se dá tendo vista um conjunto de crenças e concepções interconectadas ao autoconhecimento e aos conhecimentos a respeito de sua profissão, associado à autonomia (vulnerabilidade e sentido de agência) e ao compromisso político.


Texto completo:

699-712

Referências


BALL, D. L. Prospective elementary and secondary teachers’ understanding of division. Journal for Research in Mathematics Education, v. 21, n. 2, p. 132-144, 1990.

BALL, D.L.; BASS, H. Toward a practice-based theory of mathematical knowledge for teaching. In: SIMMT, E.; DAVIS, B. (Eds.). Proceedings of the Annual Meeting of the Canadian Mathematics Education Study Group Kingston. Canadá: CMESG Program Committee, p. 3-14, 2002.

BALL, D. L.; THAMES, M. H.; PHELPS, G. Content knowledge for teaching: what makes it special? Journal of Teacher Education, v. 59, n. 5, p. 389-407, 2008.

BEIJAARD, D.; MEIJER, P. C.; VERLOOP, N. Reconsidering research on teachers’ professional identity. Teaching and Teacher Education, v. 20, p. 107-128, 2004. doi: 10.1016/j.tate.2003.07.001

CONNELLY, F. M.; CLANDININ, D. J. (Eds.). Shaping a professional identity. Stories of educational practice. New York: Teachers College Press, 1999.

CYRINO, M. C. C. T. Desenvolvimento da Identidade Profissional de Professores em Comunidades de Prática: Elementos da Prática. SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., Pirinópolis: SBEM, 2015.p. 1-11.

CYRINO, M.C.C.T. Mathematics teachers’ professional identity development in communities of practice: reifications of proportional reasoning teaching. BOLEMA, v. 30, n. 54, p. 165-187, abr. 2016. doi: 10.1590/1980-4415v30n54a08

CYRINO, M. C. C. T.; CALDEIRA, J. S. Processos de negociação de significados sobre pensamento algébrico em uma comunidade de prática de formação inicial de professores de Matemática. Revista Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.16, n.3, p. 373-401, dez. 2011.

DE PAULA, E.F.; CYRINO, M.C.C.T. Identidade Profissional de professores que ensinam matemática: panorama de pesquisas brasileiras entre 2001-2012. Zetetiké, Campinas, SP, v.25, n. 1, p.27-45, jan./abr.2017. doi: 10.20396/zet.v25i1.8647553

DE PAULA, E.F.; CYRINO, M.C.C.T. Perspectivas de identidade profissional de professores que ensinam matemática presentes em dissertações e teses brasileiras. In: CYRINO, M. C. C. T. (Ed.). Temáticas emergentes de pesquisas sobre a formação de professores que ensinam matemática: desafios e perspectivas. Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, GT7, 2018, no prelo.

ELBAZ–LUWISCH, F. Writing as inquiry: Storying the teaching self in writing workshops. Curriculum Inquiry, v. 32, n. 4, p. 403-428, 2002.

ETELÄPELTO, A.; VÄHÄSANTANEN, K; HÖKKÄ P.; PALONIEMI, S. What is agency? Conceptualizing professional agency at work. Educational Research Review, v. 10, p. 45-65, 2013.

GARCIA, T.M.R. Identidade Profissional de Professores de Matemática em uma Comunidade de Prática. 2014. 164 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.

GRAVEN, M. Changing the story. Teacher education through re-authoring their narratives. In: DAY, D. The Routledge International Handbook of Teacher and School Development. Publisher: Routledge, Editors, p. 127-138, 2011.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 12.ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

HILL, H. C.; SLEEP, L.; LEWIS, J. M.; BALL, D. L. Assessing Teachers’ Mathematical Knowledge: What knowledge matters and what evidence counts? In: LESTER, F. (Ed.). Second Handbook of Research on Mathematics Teaching and Learning. Charlotte NC: Information Age Publishing, p. 111-155, 2007.

KELCHTERMANS, G. Who I am in how I teach is the message: self-understanding, vulnerability and reflection. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 15, n. 2, p. 257-272, 2009.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p. 20-28, 2002.

LASKY, S. A sociocultural approach to understanding teacher identity, agency and professional vulnerability in a context of secondary school reform. Teaching and Teacher Education, v. 21, n. 8, p. 899-916, 2005.

LOSANO, L.; CYRINO, M. C. C. T. Current research on prospective secondary mathematics teachers’ Professional Identity. In: STRUTCHENS, M. E.; HUANG, R.; LOSANO, L.; POTARI, D.; CYRINO, M. C. C. T.; PONTE, J. P.; ZBIEK, R. M. (Eds). The mathematics education of prospective secondary teachers around the world. New York: Springer, p. 25-32, 2017.

NAGY, M. C.; CYRINO, M. C. C. T. Aprendizagens de professoras que ensinam Matemática em uma Comunidade de Prática. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n.41, p.149-163, jan./jul. 2014.

OLIVEIRA, H. M.; CYRINO, M.C.C.T. A formação inicial de professores de Matemática em Portugal e no Brasil: narrativas de vulnerabilidade e agência. Interacções, v. 7, p. 104-130, 2011.

PILLEN, M.; BEIJAARD, D.; den BROK, P. Tensions in beginning teachers’ professional identity development, accompanying feelings and coping strategies. European Journal of Education, v. 36, n. 3, p. 240-260, 2013. doi: 10.1080/02619768.2012.696192

PONTE, J. P.; CHAPMAN, O. Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: English, L. D; KIRSHNER. (EdS.). Handbook of international research in mathematics education (2nd ed.). New York: Routledge, p. 223-261, 2008.

SFARD, A.; PRUSAK, A. Telling identities: In search of an analytic tool for investigating learning as a culturally shaped activity. Educational Researcher, v. 34, n. 4, p. 14-22, 2005. doi: 10.3102/0013189X034004014

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, L. S. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, Cambridge, v.57, n.1, p.1-22, feb. 1987.

SILVERMAN, J.; THOMPSON, P. W. Toward a framework for the development of mathematical knowledge for teaching. Journal of Mathematics Teacher Education, n. 11, p. 499-511, 2008.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

WENGER, E. Communities of practice and social learning systems: the career of a concept. In: BLACKMORE, C. (Ed), Social Learning Systems and Communities of Practice. London: Springer, p.179-198, 2009. doi: 10.1007/978-1-84996-133-2


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador