Reflexões Metodológicas em Pesquisas Envolvendo Tarefas para o Desenvolvimento Profissional Docente

Wellerson Quintaneiro, Victor Giraldo, Janete Bolite Frant

Resumo


Alguns trabalhos em formação de professores têm sido realizados sob uma perspectiva de deficiência para os saberes docentes, com a prescrição de “conteúdos” necessários ao ensino que “faltariam” para esses professores. Na direção oposta, abordamos aspectos metodológicas em tarefas com professores, objetivando reflexões colaborativas com vistas ao ensino, na perspectiva de considerar professores como produtores de saberes e com papel de centralidade em seu próprio processo formativo, levando em conta sua prática. Para tal fim, apresentamos nossa perspectiva de desenvolvimento conceitual em matemática, observando como a participação – considerando interações discursivas – pode ter um papel de destaque. Propomos ainda etapas tanto para a investigações do professor, quanto para a investigação sobre a investigação do professor. Assim, este texto versa sobre um ensaio teórico-metodológico, sem a intenção de engessar processos investigativos, mas esperando ofertar uma lente de condução e de análise de tarefas em pesquisas com professores.


Texto completo:

713-729

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