Avaliação da Aprendizagem como Elemento Curricular nas Licenciaturas em Matemática das Universidades Estaduais Paulistas: uma carência declarada.

Thais Paschoal Postingue, Deise Aparecida Peralta

Resumo


Esta pesquisa buscou identificar nas licenciaturas em matemática de universidades públicas do estado de São Paulo (USP, UNICAMP, UNESP) características da formação para avaliar aprendizagem no ensino de matemática. Foram analisados  os Projetos Políticos Pedagógicos com  o intuito de constituir informações acerca da organização curricular dos cursos, características em relação a formar o professor para avaliar aprendizagem. Tais análises evidenciam certa discrepância entre a importância que o “saber avaliar” assume no exercício profissional do professor de matemática e a carga horária dedicada a essa formação encontrada nos cursos, tornando possível questionamentos acerca da racionalidade que subjaz os processos formativos nos cursos investigados. 


Palavras-chave


Formação de Professores de Matemática; Currículo; Avaliação; Habermas.

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