Educação Matemática e EJA na Zona Rural: diálogo entre as práticas de professoras e os saberes das estudantes que permanecem na escola

FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS

Resumo


O presente artigo discorre sobre os resultados de uma pesquisa que visa compreender a influência de práticas pedagógicas matemáticas de EJA sobre a permanência dos estudantes em uma escola de zona rural. Objetivamos, com o mesmo, apresentar os saberes matemáticos que estudantes trazem de suas vivências cotidianas e o diálogo existente entre estes e as práticas pedagógicas de suas professoras. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos de entrevistas, que foram realizadas com estudantes mulheres, as mais frequentes de duas turmas multisseriadas de EJA, e suas respectivas professoras. Tais entrevistas foram analisadas à luz da técnica da Análise Textual Discursiva, e os resultados obtidos apontam para a compreensão de que as estudantes buscam aproximar seus saberes da matemática apresentada na sala de aula. Além disso, compreendemos que práticas pedagógicas matemáticas das professoras, embora caracterizem-se como conteudistas, exercem influências sobre a permanência das estudantes na escola.


Palavras-chave


Educação de Jovens e Adultos; Matemática; Saberes matemáticos; Prática pedagógica.

Texto completo:

pdf

Referências


ARROYO, M. G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

ARROYO, M. G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito à uma vida justa. Petrópolis: Vozes, 2017.

BRASIL. Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 1996. Aprova a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.Conselho Nacional de Educação/ Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Proposta Curricular para a EJA: Primeiro Segmento. Ensino Fundamental. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília. MEC, 2001.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. 23 ed. Campinas: Papirus, 2012.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Arte ou técnica de explicar e conhecer. 5. ed. São Paulo: Ática, 1990.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

FONSECA, M. C. F. R. Discursos, memórias e inclusão: reminiscências da Matemática Escolar de alunos adultos do Ensino Fundamental. 2001. 443 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Faculdade de Educação da UNICAMP, Campinas, São Paulo, 2001.

FRANCO, M. A. S. Práticas pedagógicas de ensinar-aprender: por entre resistências e resignações. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo. v. 41, n. 3, p. 601- 614, jul./ set. 2015.

FRANCO, M. A. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, p. 247, p. 534-551, set./ dez. 2016.

FRANCO, M. A. S. Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez, 2012.

FREITAS, Adriano Vargas. Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: estado da arte de publicações em periódicos (2000 a 2010), 2013. 360 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontífica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.

GALVÃO, A. M. de O.; DI PIERRO, M. C. O preconceito contra o analfabeto. v. 2. ed. 2. São Paulo: Cortez, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual Discursiva.3 ed. rev. ampl. Ijuí: Unijuí, 2016.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. 22ª Reunião Anual da Anped, Caxambu, 1999.

SOBRAL. Lei nº 492 de 06 de janeiro de 2004. Dispõe sobre a Nucleação das Escolas da Rede Municipal de Ensino, e dá outras providências. Impresso Oficial do Município. a. VI, n. 121. 2004.

SOBRAL. Documento - Plano Estratégico da Educação de Jovens e Adultos (PEEJA). Secretaria Municipal de Educação – SEDUC. 2005.

SOBRAL. Projeto Político Pedagógico. Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Arimateia Alves. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador